Mais buscados: mei CREDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Uma atividade estratégica capaz de movimentar outros setores é como está sendo pensado o turismo em Frederico Westphalen. Após uma análise dos principais indicadores socioeconômicos a partir do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, o município trabalha na próxima semana, a partir de 19 de julho, no seu Plano Municipal. Com um Conselho dedicado à área, formado por entidades de classe, lideranças e poder público, serão determinadas ações de fomento ao turismo rural, de aventura e espiritual.
O estudo “Radar Turístico: Frederico Westphalen”, entregue pelo Sebrae RS no ano passado, avaliou o potencial do setor a partir de aspectos que levam em conta a infraestrutura oferecida e a atratividade. “O documento tem o objetivo de orientar o poder público e a iniciativa privada para que, em conjunto, busquem ações para fomentar as atividades”, explica a coordenadora de projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Bonotto. Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, a avaliação teve uma boa aceitação dos órgãos envolvidos e tem sido muito importante para determinar os projetos futuros. “O Sebrae trouxe o conhecimento técnico e a experiência de outras regiões para que possamos tomar decisões de forma mais precisa”, conta.
O secretário vê ainda a questão econômica como uma consequência de outros benefícios. “Neste primeiro momento, pensamos que as ações podem influenciar na autoestima da comunidade e das famílias, assim como o maior acesso à infraestrutura, a partir do momento em que vamos fazendo melhorias para atrair o público de fora. Com isso, falamos prioritariamente em maior desenvolvimento para o município”, acredita.
Por ser um setor que agrega a outras atividades, o turismo movimenta economicamente além da gastronomia e da hotelaria, o comércio e a agroindústria. “Ele atrai pessoas para a cidade que estão dispostas a consumir, além de apreciar as belezas naturais que são ofertadas. Frederico Westphalen tem um papel muito importante para a localidade e, se os municípios atuarem juntos, é possível fortalecer a região Norte do Estado e torná-la mais competitiva e robusta nesse mercado”, esclarece Amanda.
Molossi destaca ainda que há muitos atrativos nas cidades próximas, a exemplo das águas termais de Iraí e as pedras preciosas de Ametista do Sul, que, somadas às belas paisagens, cachoeiras e à infraestrutura consolidada do seu município para estadia, alimentação e saúde, têm potencial para ser um destino adorado pelos gaúchos. A próxima etapa, que irá complementar o trabalho, será realizada pelo Sebrae RS em parceria com o Sicredi Alto Uruguai. Nos próximos meses, uma análise será feita com os outros 19 municípios que compõem a região para identificar todas as potencialidades que possam proporcionar o crescimento local.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
17 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
SAIBA MAIS16 de Setembro de 2024
Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.