Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CREDITO Sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Fruticultores da Região Norte organizam propriedades para combater desperdícios

atualizado em: 16/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Programa D’Olho na Qualidade Rural é desenvolvido através do Juntos para Competir

Da Redação

Ações do Programa Juntos para Competir incentivam a qualidade (Foto: Divulgação)

O programa D’Olho na Qualidade Rural finalizou atividades em dois municípios da região Norte do Estado, dentro das ações do projeto coletivo Desenvolver a Fruticultura no Médio Alto Uruguai, operado pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS). Fruticultores de Planalto e Ametista do Sul concluíram capacitações e consultorias com o objetivo de organizar as propriedades. A próxima localidade a participar será Alpestre. A iniciativa é uma parceria entre as entidades com as prefeituras municipais e a Emater/RS.

Conforme explica o técnico da Regional Norte do SEBRAE/RS, Ronaldo Dario Kloeckner, o programa tem como meta difundir a cultura do 5S nas propriedades rurais, combatendo o desperdício, otimizando os recursos e melhorando a qualidade de vida no campo, sempre respeitando o meio ambiente. “O processo, que dura dois meses, por meio de cursos e atendimentos individuais, organiza os locais de trabalho, eliminando materiais e promovendo ordem nos processos, o que acaba melhorando inclusive a autoestima e a motivação do produtor”, conta.

São seis módulos de atuação: sensibilização, para explicação dos métodos; descarte, que identifica o que não é mais necessário; organização, para definir objetos e lugares corretos para acomodação; limpeza dos ambientes; higiene, com foco na saúde; e ordem mantida, em que será verificada a aplicação dos itens anteriores e sua garantia de continuidade futura. “Com essa etapa, o projeto de fruticultura pretende organizar as propriedades para dar sequência às ações que irão trabalhar qualidade de processos e de produtos, logo que serão três anos de projeto”, explica Kloeckner.

Enio Luiz Refosco, morador de Planalto, conta que o curso foi de grande importância para o seu trabalho. Produtor basicamente de figo, cuja safra é comercializada em municípios como Pelotas e São Sebastião do Caí, destacou que a ordenação representou uma nova etapa de trabalho. “Havia muita coisa acumulada, algumas há 20 anos, por conta de nossas tradições. A organização disso tudo deixou a propriedade mais bonita e funcional”, relata.

O supervisor regional do SENAR-RS, Diego Coimbra, ressalta que o D’Olho na Qualidade Rural é uma primeira iniciativa para estimular a gestão das propriedades. “A negociação iniciou no ano passado com as prefeituras e a Emater/RS, após definirmos as localidades que produzem figo, uva e laranja na região. Em uma primeira visita eles relataram queda na produtividade. Então, nosso papel foi apresentar soluções para auxiliar”, disse. Na sequência, os produtores terão novas capacitações, como a de finanças. “Depois desse primeiro trabalho, mostrar a importância da organização financeira, controlando o que entra de receitas e o que eles gastam, é fundamental. Eles precisam ter a propriedade na mão”, finaliza Coimbra.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: