Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei Credito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Fruticultura em destaque no Salão do Empreendedor

atualizado em: 01/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Espaço destaca desde a produção até o mercado de frutas no Estado

Da Redação

Espaço da Fruticultura no Salão do Empreendedor Rural (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – Com 876.286 toneladas de uva produzidas, o Rio Grande do Sul foi o responsável por quase 60% da produção nacional da fruta em 2015. Os dados são da Embrapa Uva e Vinho e demonstram o potencial de mercado da vitivinicultura. Na 39ª Expointer, FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS apresentam a cadeia produtiva de frutas como uva, bergamota, maçã e laranja no Salão do Empreendedor Rural. “O objetivo do espaço é mostrar aos produtores rurais e visitantes o negócio da fruticultura, do cultivo e produção até o potencial de mercado”, explica o gerente de Agronegócio do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler.

No espaço é possível verificar formas de agregar valor à produção. “Mostramos aqui, como exemplo, os óleos essenciais produzidos a partir das cascas das frutas e que têm grande mercado na indústria cosmética e alimentícia”, exemplifica o técnico da Gerencia Setorial do Agronegócio do SEBRAE/RS André Bordignon. Outras formas de aproveitamento dos frutos, como sucos, geleias, vinhos, espumantes e vinagres, também estão sendo demonstrados no espaço.

Palestra e gargalos da vitivinicultura

Técnico da Emater palestrou na Arena do Conhecimento (Foto: Fagner Almeida)

As culturas em destaque no Salão do Empreendedor Rural – Apicultura, Fruticultura, Olivicultura e Olericultura – também são temas de palestras e debates na Arena do Conhecimento do Salão do Empreendedor Rural. Na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, as melhores práticas para tornar a produção de uva um negócio rentável estiveram em destaque no espaço na palestra ministrada pelo técnico estadual em fruticultura da Emater/RS Antônio Conte.

Além de apresentar dados do mercado gaúcho e brasileiro de produção de uva e derivados, Conte ponderou sobre o potencial e os principais gargalos deste mercado. “A produção precisa ser profissional e tratada como um negócio. Às vezes um pequeno detalhe pode fazer a diferente entre o lucro e o prejuízo”, salientou.

O técnico da Emater também ressaltou a importância da correta escolha do solo de cultivo. “O terreno não pode ser encharcado, nem ter muita sombra, pois isso pode prejudicar a produção”, reforçou o especialista, salientando que a correção do solo pode aumentar muito o custo de produção.

Salão do Empreendedor Rural

O Salão do Empreendedor Rural é uma iniciativa inédita da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, na Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, o espaço contempla uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: