Mais buscados: MEI Crédito SEI boas Praticas consultoria
Da Redação
O alto custo do chocolate tem feito com que os consumidores busquem outras formas de presentear familiares e amigos na Páscoa. Se de doces, os tradicionais ovos de Páscoa passaram a ser “salgados” àqueles que procuram uma forma de presentear seus entes queridos, a alternativa é ir além do chocolate. E assim a data pode ser uma oportunidade para os varejistas do ramo alimentício.
Com este contexto posto, os empreendedores precisam encontrar alternativas para atender essa demanda. Segundo o coordenador de A&B do Sebrae RS, Roger Klafke, a data atinge um amplo perfil de clientes, com larga faixa etária, diferentes classes sociais e gêneros, trazendo a necessidade de uma maneira de comunicar que englobe todos esses públicos – como o uso de coelhos – símbolo da data cristã – na identidade visual durante o período.
De acordo com Klafke, embora o período seja marcado fortemente pelos ovos de chocolate, o alto valor por este formato fez com que os consumidores passassem a consumir a iguaria de outras formas como em barras e bombons. “Com o preço dos ovos muito superiores aos demais anos, é bem possível que essa seja, novamente, uma tendência neste ano”, comenta. O coordenador de Varejo do Sebrae RS afirma que uma outra tendência observada é a adesão dos consumidores por outras alternativas de presente como cestas de café da manhã, kits com produtos artesanais e coloniais.
No que diz respeito à experiência do cliente, o Klafke afirma que a jornada de compra deve ser a mais simples possível. “O dia a dia já é complicado o suficiente para que o momento das compras apresente barreiras entre os clientes e os produtos. Por isso, é fundamental garantir que a jornada de compra seja a mais simples possível, ainda mais no meio digital”, ressalta. Com relação aos canais de venda, a orientação do coordenador de varejo é que unir os espaços físicos e digitais, com o objetivo de atender a demandas de clientes que utilizem o acesso virtual para pesquisar características, opções e preços, para posteriormente, efetuar a compra na loja física, por exemplo.
Mais importante que a compra é um suporte de atendimento em caso de trocas, dúvidas, reclamações etc. Para isso, Klafke afirma que o pós-venda é um ponto que deve ser bem observado pelos empreendedores. “O cliente precisa se sentir atendido após o processo de compra. Portanto, estar disponível em diferentes canais para resolver dúvidas é essencial”, destaca.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.