Mais buscados: Mei crédito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Garibaldi – Na próxima terça-feira, 9 de junho, o município de Garibaldi passa a integrar oficialmente a REDESIM – Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. O ingresso será formalizado pelo prefeito Antonio Cettolin juntamente com o presidente da Junta Comercial do Estado, Paulo Mazzardo, e o gerente da Regional da Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Rogério Rodrigues. A solenidade ocorre às 13h30, na sede da Prefeitura Municipal (Rua Júlio de Castilhos, 254).
No Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas.
A gestora da REDESIM pelo SEBRAE/RS, Janaína Zago Medeiros, relata que o processo em Garibaldi foi rápido e contou com a adesão do poder público e dos seus funcionários. “Em março, fizemos uma reunião de apresentação da rede. Em abril, foi feito um curso de imersão para todos os servidores e depois preparamos uma reavaliação dos processos para simplificar o fluxo que já existia. Após isso, foi elaborado um plano de ação e um treinamento, para o sistema entrar em operação no final de maio”, detalha.
O município saiu ganhando com a adesão e também os empresários. Antes, a prefeitura fazia a vistoria em todas as empresas antes de liberar o alvará, agora os empreendimentos que são formalizados como ponto de referência e atividades consideradas de baixo risco têm emissão de alvará, sem a necessidade de vistoria prévia. “Com isso, reduziu-se o custo com as vistorias e o prazo para liberação da licença de funcionamento da empresa”, compara Janaína.
Entre as novidades com a adesão da REDESIM, está a etapa de consulta da viabilidade, na qual o empresário fica sabendo se pode utilizar o nome escolhido para a empresa e se pode registrá-la no local pretendido. Depois dessa consulta, a entrega dos documentos para registro e licenciamento do empreendimento se dará em um local único, na Junta Comercial do município. Assim, os empresários não precisarão mais percorrer várias secretarias e órgãos para oficializar seus negócios. Também não haverá duplicidade de documentos, como ocorria anteriormente, já que serão fornecidos uma única vez e em um mesmo local.
Antes o processo completo de abertura de empresa, incluindo registro e licenciamento no município, levava 115 dias e 17% das empresas não tinham alvará. A secretária de Planejamento, Indústria e Comércio de Garibaldi, Rosângela Bavaresco, destaca que agora, com a REDESIM, o processo de registro e formalização de uma empresa levará, em média, 15 dias, e a concessão do alvará para empresas classificadas como de baixo risco se dará em até dois dias. “A integração com a Junta Comercial proporciona agilidade nos processos e desburocratização. É a escolha mais eficaz e eficiente para a abertura de empresas”, reconhece Rosângela. Para a secretária, a adesão à REDESIM permite ainda um aumento de arrecadação para o município e melhora os processos para os empreendedores, ao permitir uma série de facilidades para oficializar o negócio.
Garibaldi e Esteio são os municípios gaúchos integrados à REDESIM. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a REDESIM para um total de 36 novos municípios até o final do ano.
A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.
Benefícios para o município:
Benefícios para o usuário:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Março de 2025Municípios atingidos pela enchente de 2024 discutem medidas para retomada da economia em evento promovido pelo Sebrae RS
SAIBA MAIS20 de Março de 2025
Encontro sobre Retomada Econômica em Bento Gonçalves Reúne Gestores Públicos da Região dos Vales
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.