Mais buscados: Mei crédito Sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
São Paulo – O Rio Grande do Sul fez bonito no Prêmio Nacional de Inovação e duas empresas gaúchas saíram vencedoras do mais importante reconhecimento ao tema no País. Simbios, com sede em Cachoeirinha, e Biotechnos, de Santa Rosa, se destacaram. Durante a premiação, concedida na segunda-feira à noite, 26 de junho, em São Paulo, elas conquistaram o primeiro lugar nas categorias gestão da inovação e marketing, respectivamente. A premiação é uma promoção da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do SEBRAE.
Em comum, ambas apresentam em sua trajetória a passagem pelo programa Agentes Locais da Inovação (ALI), uma iniciativa do SEBRAE e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O programa promove a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte que são acompanhadas por profissionais que atuam no diagnóstico e na proposição de soluções inovadoras em produtos, processos, marketing e gestão organizacional”, explica Michele Seleri, gestora estadual do programa pelo SEBRAE RS.
A Simbios, de Cachoeirinha, trabalha há 24 anos com serviços e produtos em diagnóstico molecular para a agroindústria. O fundador André Fonseca destacou as parcerias com entidades como SEBRAE RS, CNPq, Senai, Fapergs e Finep e o trabalho conjunto com as universidades para prospecção constante em biotecnologia. “Nosso ambiente é altamente relacionado com a inovação e a gestão desse processo foi reconhecida”, comemora a empresário.
Para a Biotechnos, de Santa Rosa, a premiação não veio apenas pela inovação, mas também pela forma como ela é apresentada aos diferentes públicos. “Realizamos diversas ações com os clientes. Por exemplo, durante a visita do Papa ao Brasil fornecemos 5 mil litros de biodiesel para abastecer os geradores do palco e isso rendeu muita divulgação espontânea”, relata a presidente do conselho Márcia Werlle.
O trabalho não só ajudou a divulgar o produto, mas também a difundir a conscientização para o destino adequado de resíduos de óleo de cozinha que podem se transformar em biodiesel e não aumentar a poluição dos efluentes. A participação no Prêmio Nacional de Inovação foi motivada pelo agente local de inovação e a empresa já planeja lançar novos projetos que unam os aspectos ambientais e sociais. “Estamos preparando uma ação de proteção agroflorestal e de geração de emprego e renda para as regiões Norte e Nordeste”, revela Márcia.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.