Mais buscados: mei crEdito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
São Paulo – O Rio Grande do Sul fez bonito no Prêmio Nacional de Inovação e duas empresas gaúchas saíram vencedoras do mais importante reconhecimento ao tema no País. Simbios, com sede em Cachoeirinha, e Biotechnos, de Santa Rosa, se destacaram. Durante a premiação, concedida na segunda-feira à noite, 26 de junho, em São Paulo, elas conquistaram o primeiro lugar nas categorias gestão da inovação e marketing, respectivamente. A premiação é uma promoção da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do SEBRAE.
Em comum, ambas apresentam em sua trajetória a passagem pelo programa Agentes Locais da Inovação (ALI), uma iniciativa do SEBRAE e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O programa promove a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte que são acompanhadas por profissionais que atuam no diagnóstico e na proposição de soluções inovadoras em produtos, processos, marketing e gestão organizacional”, explica Michele Seleri, gestora estadual do programa pelo SEBRAE RS.
A Simbios, de Cachoeirinha, trabalha há 24 anos com serviços e produtos em diagnóstico molecular para a agroindústria. O fundador André Fonseca destacou as parcerias com entidades como SEBRAE RS, CNPq, Senai, Fapergs e Finep e o trabalho conjunto com as universidades para prospecção constante em biotecnologia. “Nosso ambiente é altamente relacionado com a inovação e a gestão desse processo foi reconhecida”, comemora a empresário.
Para a Biotechnos, de Santa Rosa, a premiação não veio apenas pela inovação, mas também pela forma como ela é apresentada aos diferentes públicos. “Realizamos diversas ações com os clientes. Por exemplo, durante a visita do Papa ao Brasil fornecemos 5 mil litros de biodiesel para abastecer os geradores do palco e isso rendeu muita divulgação espontânea”, relata a presidente do conselho Márcia Werlle.
O trabalho não só ajudou a divulgar o produto, mas também a difundir a conscientização para o destino adequado de resíduos de óleo de cozinha que podem se transformar em biodiesel e não aumentar a poluição dos efluentes. A participação no Prêmio Nacional de Inovação foi motivada pelo agente local de inovação e a empresa já planeja lançar novos projetos que unam os aspectos ambientais e sociais. “Estamos preparando uma ação de proteção agroflorestal e de geração de emprego e renda para as regiões Norte e Nordeste”, revela Márcia.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.