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Da Redação
Porto Alegre – Resultado de uma parceria entre o SEBRAE/RS e a Gerdau, o Projeto Serralheiros será apresentado a micro e pequenas empresas do setor dia 26 de fevereiro, em Porto Alegre. Na ocasião, os participantes conhecerão os detalhes da iniciativa, que prevê ações de capacitação empresarial, e conhecerão as experiências de empresários que participaram do projeto nos últimos dois anos no Estado. O evento acontece a partir das 19h, na Fundação Pão dos Pobres (Rua da República, 801), parceira na iniciativa.
Além do Rio Grande do Sul outros oito estados brasileiros colocarão o Projeto Serralheiros em prática em 2013: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta nacionalização que está sendo feita pelo SEBRAE atende a um pedido do Instituto Gerdau e busca ampliar as estratégias adotadas localmente, levando as práticas de excelência em gestão para empresas de outros estados.
O projeto nasceu no SEBRAE em São Paulo, em 2007, de forma piloto, com o objetivo de identificar as principais dificuldades e tendências para o desenvolvimento de um grupo de serralheiros de Araraquara. A experiência paulista foi replicada pelo SEBRAE gaúcho no segundo semestre de 2010. “O projeto específico para o setor foi desenvolvido no biênio 2011/2012, a partir das sinalizações positivas das empresas participantes da experiência do ano anterior”, lembra a gestora do projeto no SEBRAE/RS, Laura Rocha.
A indústria de serralheria considerada na iniciativa refere-se à fabricação de janelas, portões, portas de abrir e correr, grades de proteção e basculantes. “O setor de serralherias caracteriza-se pela alta competitividade e é um importante elo da cadeia produtiva da construção civil, com necessidades explícitas de capacitação”, analisa o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch. Considerando-se os dados oficiais apresentados pelo IBGE, em março de 2012, o macro da construção civil (que considera os efeitos diretos, indiretos e induzidos) movimentou cerca de R$ 754 bilhões na economia nacional.
Instituto Gerdau O Instituto Gerdau destina-se a executar programas sociais e parcerias que buscam ganhos de produtividade e competitividade de segmentos que se relacionem com a cadeia produtiva da Gerdau, de forma que todas as partes envolvidas (clientes e fornecedores) atuem de forma sustentável e com geração de ganhos.
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