Mais buscados: MeI Credito SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Os integrantes da equipe de Governança de Inovação de Canela, batizado de Grupo Provoca, dedicaram parte do mês de novembro a uma série de visitas técnicas fora do município. A ação do eixo Inovação do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura, incluiu encontros em alguns dos principais hubs de inovação de Caxias do Sul, passando pelo Conexo, vinculado às Empresas Randon; Parque de Ciência; Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, onde foram visitadas as empresas Marcopolo Next e Marco Zero. Conduzida pela consultora do Sebrae RS Luana Belarmino, a iniciativa foi realizada no último dia 18/11.
O Provoca dedica-se ao desenvolvimento e fortalecimento de um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação. “O ecossistema de inovação do município é plural e multissetorial, sendo formado por representantes do poder público, da iniciativa privada, do meio acadêmico, de instituições e organizações sociais. O objetivo é debater o cenário de inovação para projetar oportunidades de novos negócios na cidade a partir desse mapeamento de setores potencialmente promissores”, explica Luciano Melo, secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico e idealizador do Programa Canela Cidade Empreendedora e do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica).
A primeira visita aconteceu no Conexo, que funciona como um hub de conexões, por meio físico e digital, entre as Empresas Randon e diversos players (investidores) para gerar conhecimento, fortalecer networking, resolver problemas reais, valorizar ideias, capacitar pessoas e gerar novas possibilidades de negócios. No Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, o grupo foi recebido pelo diretor César Panisson, que explicou de que forma atua o espaço, que tem como foco fomentar a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação.
Finalizando as atividades, o grupo esteve na sede do Sebrae Caxias do Sul, conhecendo o espaço e conversando com o Coordenador Regional da Serra Gaúcha, Gustavo Rech, que explicou sobre as áreas de atuação do Sebrae RS e de que forma a instituição pode contribuir com as micro e pequenas empresas e também com o poder público. O representante da Governança de Inovação de Caxias de Sul, Cleber Figueiredo, apresentou ao grupo as ações já realizadas e também previstas para o ecossistema de inovação de Caxias do Sul.
Participaram da visita técnica Gabriele Grespan, Leandro Brito e Erick Souza Nascimento, representantes do Cidica; Eduardo Macedo, diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação; Rita Souza, do Departamento de Comunicação, Nilvio Castanheiro, Gerente do Sindilojas; Guilherme Silva, Administrador da Bankbook, primeira startup instalada no Cidica; Irismar Hendges, diretora da FortalBeach; Thiago Merib, CEO da Arcade; Tiago Rodrigues e Luciana Catafesta, representantes da UCS Campus Hortênsias.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.