Mais buscados: mei credito sei Boas praticas Consultoria
Da Redação
São Paulo – Em meio a 1.200 empresas expositoras do maior evento latino-americano especializado na área médico-hospitalar, 20 micro e pequenas empresas gaúchas conquistaram destaque com resultados surpreendentes para o desenvolvimento de negócios. Elas integraram o estande coletivo do SEBRAE RS em parceria com o Governo do Estado na 24ª edição da Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios – Hospitalar 2017. O evento, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de maio, registrou mais de 90 mil visitantes. E os negócios específicos para os empreendimentos do Rio Grande do Sul chegaram à casa de R$ 1,2 milhão, além das projeções que podem ser realizadas nos próximos meses.
A Hospitalar é a mais completa mostra de produtos para a área de Saúde. Apresenta milhares de itens em equipamentos médicos, produtos e serviços, funcionando como palco de lançamentos e ponto de encontro entre fornecedores e seus clientes. Durante o encontro multissetorial, o estande coletivo do Estado recebeu a visita de empresários e de executivos de potenciais clientes para os pequenos negócios gaúchos. Foram contabilizados 1.083 contatos. Desses, a área de abrangência verificada é de 24 Estados brasileiros e nada menos do que 25 representantes de diferentes países interessados em importações, tais como Argentina, Alemanha, Chile, Holanda, Austrália, México e Inglaterra.
Na percepção do gestor de projetos da Regional Metropolitana do SEBRAE RS Lucas Alves o objetivo de oportunizar a exposição das pequenas empresas em um evento do porte da Feira Hospitalar pode ser considerado atingido. “Mais do que isso, a amplitude internacional do evento coloca as empresas frente a frente com um mercado comprador de muitas possibilidades”, empolga-se. Segundo ele, durante os dias do encontro, “todos os empreendedores apoiados pelo projeto tiveram a chance de conferir o que os grandes players do segmento estão desenvolvendo e de que forma podem se inserir na cadeia de produção da área”, avalia.
E, de fato, aconteceu. O diretor da Sulgraffmed, de Carazinho, admite que a participação na Hospitalar 2017 foi muito além do que esperava. Solon Graeff diz ter efetivado em plena feira algumas vendas que serão importantes na produção do ano. “Somos uma pequena fábrica de paramentação cirúrgica descartável. Foi uma surpresa boa ter tido acesso a potenciais clientes do porte de hospitais como o Albert Einstein, de São Paulo, e o Moinhos de Vento, de Porto Alegre”, aponta.
A Sulgraffmed iniciou suas atividades com foco na fabricação de uniformes profissionais e depois passou a desenvolver a atual linha de paramentação e campos cirúrgicos. “São peças importantes entre os materiais hospitalares e há uma enorme potencialidade de mercado a partir do momento em que se tornar obrigatória a questão do descarte em vez de materiais laváveis. Portanto, a empresa já se prepara para um futuro promissor”, comenta o empreendedor. Na visão dele, os projetos do SEBRAE RS que oportunizaram os contatos com importantes clientes foram – e são – estratégicos no negócio.
Com o espaço integrado e coletivo na feira, o SEBRAE RS e os demais parceiros conseguiram reduzir consideravelmente os custos para as micro e pequenas empresas participantes. “Se a ideia era fortalecer o espaço do Rio Grande do Sul no evento internacional, acredito que deu certo. A divulgação de que há no Estado o Cluster de Tecnologias para a Saúde é fundamental para garantir desenvolvimento e até mesmo a atração de investimentos”, conclui Graeff.
Confira as 20 micro e pequenas empresas que estiveram na Hospitalar 2017:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.