Mais buscados: Mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS consultoria
Da Redação
Porto Alegre – O Inova Pequena Empresa, iniciativa do SEBRAE Nacional que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, já tem as empresas selecionadas através do edital 01/2016. Liderando o ranking nacional de projetos contemplados, 52 empreendimentos gaúchos receberão recursos com valor máximo de R$ 120 mil cada para projeto nas áreas de Petróleo e Gás, Energias Alternativas, Tecnologia da Informação e Comunicação, Metalmecânico, Agronegócio, Meio Ambiente e Saúde. Destaque para o Agronegócio, com 11 iniciativas selecionadas.
O Rio Grande do Sul foi o Estado com o maior número de empresas inscritas na seleção. Foram 135 projetos recebidos. No Brasil, 666 empreendimentos participaram. Conforme o gestor de projetos de Inovação do SEBRAE/RS, Gustavo Schneck Moreira, esse resultado tão expressivo é fruto de muita divulgação. “Fizemos 13 workshops presenciais em diferentes regiões do Estado, além do engajamento em mídias distintas e redes sociais da entidade”, conta.
O apoio financeiro não reembolsável (Subvenção Econômica) compreende todas as etapas; desde a pesquisa e desenvolvimento até a confecção de um protótipo, incluindo a produção de um lote experimental e a comercialização. As empresas selecionadas estão inseridas em incubadoras e parques tecnológicos. Ao todo, o valor do investimento direcionado pelo Inova no Brasil soma R$ 20 milhões.
Uma das empresas beneficiadas é a Nozes Pitol, localizada no município de Anta Gorda. O diretor Leandro Pitol conta que o negócio existe há 50 anos, especializado na produção de nozes inteiras, moídas e quebradas, além da comercialização das mudas. Por ano, são vendidas entre 100 e 120 toneladas. “Em 2008, criamos uma agroindústria que possibilitou diversificar a produção, como por exemplo as nozes doces, salgadas e rapadura”, disse. Porém, havia um excedente de produção que acabou se transformando em uma ideia para novos negócios. A casca, subproduto até então 100% descartado, virou objeto de pesquisa para itens de higiene e estética. Com apoio de pesquisadores da Unisinos, o empresário está desenvolvendo um sabonete que, segundo ele, será rico em propriedades benéficas para a pele. “Estamos muito confiantes com a participação no projeto do SEBRAE/RS, que irá nos orientar em todos os aspectos necessários para tirar esse produto do papel”, afirma. A expectativa é de comercializar o sabonete de casca de noz em no máximo dois anos.
Empresas selecionadas:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.