Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei crédito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Indústria 4.0 chama a atenção em Hannover

29/04/16

Da Redação

COMPARTILHE

Comitiva de empreendedores que participam do evento na Alemanha conheceram linha de produção que simula este novo conceito, além da fábrica da Volkswagen

Da Redação

Grupo brasileiro na Alemanha participou da Feira e realizou visitas técnicas (Foto: SEBRAE/RS)

Hannover – A visita técnica na maior e mais antiga fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, também teve um aspecto saudosista para os empresários brasileiros que participam de missão à Feira de Hannover. Com setores imensos 100% automatizados, a Volkswagen emprega 70 mil funcionários e foi lá que surgiu, ainda na Alemanha nazista, o automóvel que ficaria conhecido no Brasil como Fusca. Atualmente, a empresa produz 3.800 carros por dia, sem perder o olhar e a preocupação com questões ecológicas, meio ambiente e logística. “É por isso que há tanto tempo viemos à Alemanha para conhecer suas práticas e as evoluções conquistadas no setor industrial”, analisa o diretor Técnico do SEBRAE/RS, Ayrton Pinto Ramos, que acompanha o grupo, em especial as quatro pequenas empresas gaúchas que participam do evento com a poio da instituição.

Nesta sexta-feira, 29 de abril, os empreendedores também participaram de visita guiada a uma pequena linha de produção montada na Feira de Hannover para mostrar às pequenas e médias empresas como funciona a moderna indústria 4.0. Nela, o próprio visitante pode fabricar um produto (uma caneta), a partir da configuração escolhida por ele e reproduzida em código (QR Code). A partir de então, o comando da produção passa a ser do código, uma das características típicas da indústria 4.0. Para o diretor da Serralheria Sippel, de Santa Maria, João Bertazzo da Silva, “a tecnologia avançada verificada na indústria 4.0 demonstra que estamos ainda muito distantes. Precisamos começar a pensar na integração de sistemas”. Para a Feira Industrial de Hannover, Bertazzo da Silva é todo elogios. “A organização do alemão na utilização do tempo e do espaço é admirável. Eles conseguem, em 36 horas, o que no Brasil precisamos de 40 e algumas horas extras”, diz.

De acordo com diretor Técnico do SEBRAE/RS, o grande diferencial dos empresários alemães é o pragmatismo e o foco nos negócios. “Nós, brasileiros, convivemos com variáveis não controláveis como carga tributária, logística e infraestrutura, temas que, aqui na Alemanha, já estão superados e, portanto, o empreendedor pode voltar sua atenção para a agregação de valor e a buscar de novas tendências para ser eficiente”. Já os brasileiros, afirma Ayrton Pinto Ramos, têm que buscar alternativas de sobrevivência, o que, muitas vezes, retira o foco da empresa. “É isso que, cada vez mais, buscamos trabalhar nas pequenas empresas. O bom empreendedor não pode perder a disciplina e necessita olhar sempre para o seu modelo de negócio, alçando novos patamares no momento certo”, acrescentou.

O que buscam os gaúchos

Os empreendedores apoiados pelo SEBRAE/RS participam da feira para conferir a qualidade de seus produtos. Luciano Rizzotto, da Lycos Equipamentos, de Caxias do Sul, e Jairton Dornelles, da Elite Montagens, de Nova Santa Rita, querem escolher uma empresa para representar no Brasil. Cristiano Farina, da Faritel Telecomunicações, de Erechim, busca fornecedor de componentes e João Bertazzo da Silva informações em geral.

A maior feira industrial do mundo encerra-se nesta sexta-feira, 29 de abril.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Julho de 2018

Fabricantes de bebidas premium prospectam mercado em São Paulo

SAIBA MAIS

 

16 de Julho de 2018

Encontros de negócios abrem oportunidades no segmento metalmecânico

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2018 18:12

Empretec é lançado com um workshop em Rio Grande

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série sobre Gestão - Plano de Negócios

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: