Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Iniciativa desenvolve habilidades empreendedoras de jovens na Vila Esperança, em Farroupilha

O Sebrae RS foi um dos parceiros do Projeto Empreender e concluiu a atividade nesta sexta-feira, 9 de agosto

atualizado em: 09/08/19

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa desenvolve habilidades empreendedoras de jovens na Vila Esperança, em FarroupilhaUm grupo de 20 jovens da Vila Esperança, em Farroupilha, aprendeu a sonhar e a acreditar que é capaz de ir em busca de suas realizações. Essa nova postura diante dos desafios é resultado de um projeto implementado por vários parceiros com o objetivo comum de desenvolver habilidades e competências e, assim, facilitar o ingresso no mundo do trabalho e a geração de renda. O Projeto Empreender Vila Esperança atende as famílias em vulnerabilidade social de uma área que faz divisa territorial com o condomínio empresarial Greentec, que possui estrutura para instalação de 132 empresas de produção tecnológica e com princípios de sustentabilidade econômica e ambiental.

“Foi fantástico acompanhar a evolução desses jovens e como demostraram que têm capacidade de buscar a valorização”, afirmou o diretor do Greentec, Rodrigo Postiglione. “Conseguimos mostrar a importância que eles têm e como podem descobrir seu potencial”, acrescentou. Bruna Caroline Trindade, de 21 anos, foi uma das participantes do projeto. “É um projeto inovador, nos trouxe muita informação. É algo surpreendente”, disse a jovem. Entusiasmada com o conhecimento a que teve acesso, ela quer seguir em frente, fazer novos cursos até chegar à realização do sonho de cursar a faculdade de Administração. Essa experiência única na vida do grupo foi um dos principais impactos da ação, comentou Iara Volpato, integrante da ONG Conecta, uma das responsáveis pela elaboração do projeto em parceria com a prefeitura de Farroupilha. “Eles receberam informações importantes sobre a universidade, área de inovação, empresas e empreendedorismo. O mundo se abriu para eles”, complementou.

O gerente do Sebrae RS na serra Gaúcha, Claudio Peiter, explicou que o papel da organização foi a promoção de 12 encontros com os jovens, no período de 26/06 até 02/08. As reuniões com o grupo aconteceram duas vezes por semana, no turno da tarde, para levar temas de interesse do universo juvenil, mas já plantando a semente do empreendedorismo. Com um trabalho voluntário, integrantes do Sebrae RS abordaram assuntos como comportamento empreendedor, marketing digital e educação financeira.

“A Iniciativa do projeto Vila Esperança é algo muito louvável. Toda equipe Sebrae Serra Gaúcha acabou se envolvendo e se comprometendo com a causa de forma espontânea, ou seja, não estava previsto em nenhum projeto da Regional para 2019”, relata Peiter. “Quando fomos procurados pela diretoria e coordenação do projeto, de pronto nos comprometemos em participar da forma que seria possível. E a forma foi esta: trabalhos espontâneos, com temas que norteiam o empreendedorismo num sentido mais amplo, seja como cidadão, como profissional ou como futuro empresário”, destacou. O gerente ressaltou que a ideia é contribuir para que estes jovens e adolescentes ampliem seu conhecimento, percebam as oportunidades, mas que, acima de tudo, entendem que ele mesmo precisa empreender em si. “Os caminhos e as escolhas são dele. Nós temos o papel de mostrar a eles aquilo que muitas vezes a escola não traz em seus conteúdos e talvez não teriam oportunidade de ver no seu meio e na sua comunidade.”

Peiter afirmou que o Sebrae acredita que através destas iniciativas também está contribuindo para a transformação do ambiente onde atua, fomentando o empreendedorismo e oportunizando para as pessoas um futuro melhor, mais digno e com melhor qualidade de vida. “As instituições têm esse papel. O Sebrae não é diferente. A transformação se dará desta forma. Os avanços do ensino, a atuação do poder público e as iniciativas educacionais formais trazem avanços muito lentos e, muitas vezes, nem fazem frente ao avanço dos problemas sociais. Então a iniciativa privada precisa se mexer. A equipe que participou do programa se entregou à causa, todos admiraram o programa e deram o seu melhor. Não entendemos que acabou este programa e estamos prontos para fazer mais, seja pelos jovens deste projeto, seja por outros em outras iniciativas.”

O encerramento da atividade aconteceu nesta sexta-feira, 9 de agosto, numa confraternização no Espaço de Negócios Sebrae, em Caxias do Sul. Ali, os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer as possibilidades oferecidas pelo Sebrae e fazer contato com os demais parceiros do projeto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir receberá produtores rurais

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2019

Conheça as empresas selecionadas para a Feira Anuga

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:22

Sebrae-RS promove encontros com quem pretende abrir uma Empresa Simples de Crédito

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:19

Sebrae-RS realiza seminários sobre Empresas Simples de Crédito

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: