Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Iniciativas empreendedoras na universidade

09/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Deloan Perini, vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2015, foi um dos destaques do evento

Da Redação

Mesa redonda com professores e alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)

Erechim – O tema Educação Empreendedora no Ensino Superior está em destaque nos espaços de discussão do Salão do Empreendedor, na Frinape. Na noite de domingo, 8 de novembro, foi realizada mesa redonda com professores e alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que abrange mais de 400 municípios do Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Um dos destaques foi Deloan Perini, vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2015 na Categoria Ensino Superior. O estudante de arquitetura da UFFS, teve uma ideia simples. Ele percebeu que, no caminho até a universidade, havia diversos terrenos baldios. Ele pensou em uma maneira de ajudar a comunidade e ocupar os espaços, o que rendeu a ele o prêmio e o trabalho de conclusão de curso.

A agricultura urbana surgiu como uma maneira de qualificar o espaço”, afirma. A ideia do projeto é oferecer soluções para produzir alimento orgânico nos espaços vazios, com o escoamento e comércio dos produtos. A pesquisa apontou que as hortas urbanas em Erechim poderiam produzir 4,5 de alimento por metro quadrado, o que na prática têm como potencial de 60 toneladas por mês. Agora, Deloan está focado em transformar seu projeto em um negócio, uma pequena empresa.

Para a gestora dos projeto de Educação Empreendedora do SEBRAE/RS, Lubianca Motta, a universidade ainda tem um papel social a cumprir. “Muitos trabalhos de conclusão e pesquisas que são realizados podem ser úteis para a sociedade tornando-se realidade e, até mesmo, virando um negócio rentável, gerando emprego e renda para a comunidade local”, pondera.

Salão do Empreendedor

Todas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:

  • Espaço Canvas
  • Atendimento SEBRAE
  • Espaços Conceito Virtuais (Loja, Estufa e Restaurante)
  • Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora
  • Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas)
  • Oportunidades de Negócio,
  • Oficinas, palestras e capacitações
  • Biblioteca Interativa SEBRAE.

O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Julho de 2018

Estande Coletivo do RS vende quase R$ 2,5 milhões na estreia da Francal

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2018

O primeiro emprego é nas MPEs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2018 18:12

Empretec é lançado com um workshop em Rio Grande

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série sobre Gestão - Plano de Negócios

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: