
Mais buscados: MEI crEdito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Santa Maria – A valorização do produto, por meio do corte da carne e da lã, será o tema principal do II Encontro dos Produtores de Ovinos da Região Centro, que ocorre em Santa Maria, no dia 11 de junho, a partir das 8h30, no Anfiteatro Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (Avenida Roraima, s/nº). O evento é uma realização do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), e o objetivo é estimular as propriedades que integram o projeto Qualificar a Ovinocultura da Região Centro.
Os donos das 80 propriedades instaladas em Pinhal Grande, Quevedos, Santiago, São Sepé e Santa Maria terão a oportunidade de debater questões importantes para o desenvolvimento do setor, como novas possibilidades de atuação e cuidados com o rebanho. Conforme explica a gestora de projetos na Regional Centro do SEBRAE/RS, Lidiane Soldatti, a primeira edição do encontro teve como foco a produção. Essa edição vai priorizar a valorização do produto, propor caminhos e maneiras de contornar os entraves do segmento”, disse.
Consultores e profissionais especializados em ovinocultura irão abordar a produção de cordeiro pesado, métodos para controle de problemas de casco, a qualidade da lã, além da apresentação de um chef que irá apontar maneiras para agregar valor ao corte de carne e uma palestra com a vice-presidente da Cooperaliança, Adriane Araújo Azevedo, sobre o caso de sucesso com empreendedores de Guarapuava, no Paraná. Haverá também um espaço para demonstração das classificações da lã e artesanato produzido com essa matéria-prima.
O supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), Gilmar Desconzi, aponta que a demanda dessa atividade surgiu para contornar os aspectos que impedem o avanço do setor e diante da boa aceitação da carne de cordeiro no mercado. “Esses produtores, curiosamente, não têm a ovinocultura como atividade principal, mas ela se mostra uma excelente alternativa porque ocupa áreas menores em comparação com outras atividades”, destaca. Desconzi percebe que o mercado sofre com problemas na escala de produção. “Não há produção suficiente. Esse é um ponto importante que estamos trabalhando. Além disso, a diminuição dos custos e da mortalidade dos animais também estão em nossas iniciativas. O encontro vai reforçar todas essas questões”, destaca.
Programação:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.