
Mais buscados: mei Credito SEI Boas praticas consultoria

Da Redação

Santa Maria – A valorização do produto, por meio do corte da carne e da lã, será o tema principal do II Encontro dos Produtores de Ovinos da Região Centro, que ocorre em Santa Maria, no dia 11 de junho, a partir das 8h30, no Anfiteatro Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (Avenida Roraima, s/nº). O evento é uma realização do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), e o objetivo é estimular as propriedades que integram o projeto Qualificar a Ovinocultura da Região Centro.
Os donos das 80 propriedades instaladas em Pinhal Grande, Quevedos, Santiago, São Sepé e Santa Maria terão a oportunidade de debater questões importantes para o desenvolvimento do setor, como novas possibilidades de atuação e cuidados com o rebanho. Conforme explica a gestora de projetos na Regional Centro do SEBRAE/RS, Lidiane Soldatti, a primeira edição do encontro teve como foco a produção. Essa edição vai priorizar a valorização do produto, propor caminhos e maneiras de contornar os entraves do segmento”, disse.
Consultores e profissionais especializados em ovinocultura irão abordar a produção de cordeiro pesado, métodos para controle de problemas de casco, a qualidade da lã, além da apresentação de um chef que irá apontar maneiras para agregar valor ao corte de carne e uma palestra com a vice-presidente da Cooperaliança, Adriane Araújo Azevedo, sobre o caso de sucesso com empreendedores de Guarapuava, no Paraná. Haverá também um espaço para demonstração das classificações da lã e artesanato produzido com essa matéria-prima.
O supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), Gilmar Desconzi, aponta que a demanda dessa atividade surgiu para contornar os aspectos que impedem o avanço do setor e diante da boa aceitação da carne de cordeiro no mercado. “Esses produtores, curiosamente, não têm a ovinocultura como atividade principal, mas ela se mostra uma excelente alternativa porque ocupa áreas menores em comparação com outras atividades”, destaca. Desconzi percebe que o mercado sofre com problemas na escala de produção. “Não há produção suficiente. Esse é um ponto importante que estamos trabalhando. Além disso, a diminuição dos custos e da mortalidade dos animais também estão em nossas iniciativas. O encontro vai reforçar todas essas questões”, destaca.
Programação:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
16 de Dezembro de 2025Sebrae RS impulsiona transformação digital em empresas de Santa Cruz do Sul com o Alavanca Digital
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.