Mais buscados: mEI crEdito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Brasília – A preparação do quarto do bebê faz embala os sonhos de todas as futuras mamães. A escolha do berço ocupa a atenção do casal – modelo, estilo, tamanho. Mas a peça precisa ter também qualidade. Para garantir a adequação desses móveis, o Sebrae vai orientar os fabricantes de berços sobre os requisitos para a certificação,conforme os regulamentos publicados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Nesta quinta-feira (12/07), em Bento Gonçalves , as duas instituições promovem, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), um workshop com empresários do setor para apresentar as ações de apoio à adequação dos regulamentos.
Durante o encontro serão demonstradosos requisitos de avaliação da conformidade para berços infantis, o passo a passo para a certificação dos produtos, os métodos usados pelos laboratórios para a realização dos testes de qualidade, a atuação do Inmetro após a publicação do regulamento e as ações de apoio à adequação do setor produtivo.
Também participam do evento organismos de certificação e laboratórios acreditados pelo Inmetro para atuação com berços infantis. Nos próximos meses, novos workshops serão realizados com empresários dos polos moveleiros de Arapongas (PR), Ubá (MG) e Linhares (ES).
Adequação
A portaria do Inmetro estabelece a obrigatoriedade da aplicação dos requisitos de segurança para todas as marcas de berços. Também há regras quanto aos materiais utilizados na fabricação dos produtos, às dimensões dos berços, o espaçamento entre as grades e à estabilidade da peça, entre outros. O objetivo é prevenir acidentes e garantir a segurança de bebês e crianças. Segundo a portaria, a partir de 21/12/2012, os fabricantes só poderão colocar no mercado berços com certificação. Da mesma forma, a partir de 21/06/2014, o comércio só poderá trabalhar com berços certificados, tendo zerado os estoques anteriores.
De acordo com o gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Enio Pinto, o selo de certificação, além de oferecer mais segurança ao consumidor, amplia oportunidades de mercado aos fabricantes. “Esse é um processo didático, que mostra ao empresário a necessidade da certificação de seus produtos”, afirma.
Além da orientação assistida ao empresário quanto à implantação das adequações, o Sebrae oferece apoio por meio do Sebraetec. Ao participar do programa, o empreendedor recebe consultoria especializada que identifica as necessidades e prioridades da empresa. O programa também oferece subsídios de até 90% para implementação de inovação e tecnologia nas empresas. A instituição ainda disponibiliza o Bônus Certificação do Sebrae, um subsídio para processos de avaliação da conformidade.
Os requisitos de avaliação da conformidade para berços infantis estão disponíveis no site do Inmetro (www.inmetro.gov.br).
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.