Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Inova Simples: nova Lei agiliza a formalização de startups

Projeto foi sancionado em abril e promete otimizar a abertura de novas empresas com este perfil

atualizado em: 22/05/19

Da Redação

COMPARTILHE
Um dos pontos positivos trazidos pela nova legislação é a definição do conceito de startup, sob o ponto de vista de política pública.

Criar uma startup ficou mais fácil, se você tem uma ideia na cabeça e vontade de empreender. Isso porque, no fim de abril, o Governo Federal sancionou a Lei Complementar número 167/2019, que alterou o Simples Nacional e formalizou a criação do Inova Simples. Trata-se de um regime especial simplificado que concede às iniciativas empresariais de caráter incremental ou disruptivo que se autodeclarem como startups ou empresas de inovação para estimular sua criação, formalização, desenvolvimento e consolidação na geração de emprego e renda.

“O principal ganho da Lei é a possibilidade de constituir um CNPJ de uma forma simplificada. Caso não dê certo, é possível fechar a empresa com mais facilidade. A iniciativa ajuda a testar e validar as ideias e iniciar as primeiras vendas.”, comenta a coordenadora de Economia Digital e Startups, Debora Chagas

A Lei diz que startup é uma empresa de caráter inovador que visa a aperfeiçoar sistemas, métodos ou modelos de negócio, de produção, de serviços ou de produtos, os quais, quando já existentes, caracterizam startups de natureza incremental, ou, quando relacionados à criação de algo totalmente novo, caracterizam startups de natureza disruptiva.

Um dos pontos positivos trazidos pela nova legislação é a definição do conceito de startup, sob o ponto de vista de política pública. De acordo com a nova Lei, as startups caracterizam-se por desenvolver suas inovações em condições de incerteza que requerem experimentos e validações constantes, inclusive mediante comercialização experimental provisória, antes de procederem à comercialização plena e à obtenção de receita.

A iniciativa, sem dúvida, pretende retomar o crescimento econômico do País, diminuindo algumas burocracias, em especial para o empreendedor que pretende criar um novo negócio, mas desiste quando se depara com os impostos, insegurança jurídica e complexos processos burocráticos. Saiba mais em www.sebraers.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Julho de 2025

Salas do Empreendedor da Região Noroeste superam 33 mil atendimentos no 1º semestre de 2025

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2025

Sebrae RS lança programa para impulsionar vendas de startups no estado

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: