Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
No mês de junho, no auge da pandemia, a Cucas da Rosana foi na contramão da maioria dos empresários e em vez de fechar ou reduzir a operação, abriu uma filial. “Foi uma coragem muito grande, mas os planos já estavam em andamento e achamos melhor não parar”, conta Rosana Glesse, fundadora da empresa. Agora, além da filial em Santa Cruz do Sul, a Cucas da Rosana também começou a operar à noite. “O início foi difícil, mas aos poucos o movimento está voltando”, relata. A coragem de empreender e seguir em frente foi acompanhada do apoio do Sebrae RS por meio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI).
“A ação do Sebrae foi muito importante porque nós sempre buscamos inovação de produtos e acreditamos que a empresa tem que inovar e criar sempre”, enfatiza Rosana. A Cucas da Rosana existe desde 2012 e surgiu da produção caseira das tradicionais cucas alemãs incentivada pela família e fermentada com o talento e habilidade da dona na confeitaria.
O negócio caiu no gosto dos clientes, as cucas venceram diversos concursos e o espaço, que passou a oferecer também opção de café, ficou pequeno para tanta demanda. A necessidade de expansão de forma sustentável esbarrou no dilema de crescer sem perder as características tradicionais dos produtos. Com o faturamento em alta, foi possível mudar para um prédio maior e implantar o serviço de café colonial. Para reorganizar os processos, necessário diante do aumento de produção, contratação de mais colaboradores e novos serviços – e tudo isso sem perder a qualidade -, a empresa passou a contar com apoio do Sebrae RS.
O gestor local do Programa ALI no Sebrae Vales do Taquari e do Rio Pardo, Clóvis Glesse, afirma que, em junho de 2017, a Cucas da Rosana aderiu ao programa Agentes Locais de Inovação e durante o acompanhamento do programa foram desenvolvidas ações como adoção de novas formas para se relacionar com os clientes, principalmente focado em divulgação em redes sociais, com troca de informações com clientes. Também foi sugerido o desenvolvimento da pesquisa de satisfação dos clientes, para avaliar sugestões e possíveis reclamações, além de iniciar processo de registro de marca no INPI, realizar reuniões para inovação com toda equipe de trabalho, ações sustentáveis para reduzir custos e ainda integrar todos no novo modelo sustentável, colaborando com meio ambiente. Outra iniciativa para maior divulgação da empresa foi criar um site estruturado para facilitar o acesso das informações da empresa pelos clientes.
Através do programa ALI, a empresa conheceu o Sebraetec, solução oferecida pelo Sebrae que incentiva a inovação através de consultoria e serviços adequados e especializados em diferentes áreas de conhecimento. No caso, foi contratada consultoria voltada para o desenvolvimento de tabelas nutricionais dos produtos. A empresa também participou com seus colaboradores do Curso de Boas Práticas de Manipulação, disponibilizado pelo Sebrae, para capacitação de pessoas que trabalham com a manipulação de alimentos.
Saiba mais
O Programa ALI é uma iniciativa do Sebrae Nacional e que agora que agora faz parte do Programa Brasil Mais, em parceria com o Ministério da Economia e com o CNPq, para aumentar a produtividade dos pequenos negócios através de ações de inovação. O acompanhamento busca trabalhar metodologias de inovação nos encontros com a empresa. Durante o período de três meses, que começará em fevereiro, serão aplicadas ferramentas que visam trazer de forma prática, soluções inovadoras para redução das dificuldades mapeadas na empresa. Os indicadores de produtividade serão mensurados no início do acompanhamento e após as soluções implementadas, com orientação do Agente Local de Inovação.
O acompanhamento é destinado a micro e pequenas empresas formalizadas, que possuem faturamento anual de até R$ 4.800.000,00, dos setores Indústria, Comércio ou Serviços. Para saber se o seu negócio está enquadrado no perfil do programa é só acessar o link https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais, responder as perguntas do autodiagnóstico e aguardar o contato até fevereiro. Além disso, é importante verificar se a sua cidade está na área de abrangência do ALI.
As regionais de atuação são as seguintes:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.