Mais buscados: MEI Credito sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Espaços criados para simplificar e desburocratizar as rotinas empresariais, as Salas do Empreendedor podem também ter seus serviços reconhecidos e certificados. Para tanto, o Sebrae RS, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), iniciou nesta segunda-feira, 31 de agosto, o novo processo de avaliação e certificação das Salas que poderão receber os selos Ouro, Prata ou Bronze.
O lançamento da edição 2020 da certificação ocorreu de forma online e contou com a participação do diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, do presidente executivo da FNQ, Ronald Dauscha, da gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaina Zago Medeiros, além de gestores municipais, responsáveis e atendentes das Salas do Empreendedor. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://pt.surveymonkey.com/r/XKDMCZD até o dia 25 de setembro.
Segundo Godoy, atualmente estão em funcionamento 112 Salas do Empreendedor no RS. “Apesar de termos apenas 22% dos municípios com este espaço, eles já beneficiam 72% das micro e pequenas empresas do Estado”, destaca. Destas Salas, sete já conquistaram o Selo Ouro, outras oito receberam o Selo Prata e 28 o Selo Bronze no processo de certificação realizado em 2019. “As Salas devem ser referência no atendimento ao empreendedor, atuando como um elo de transformação para o desenvolvimento local”, complementa o superintendente do Sebrae RS. Neste novo processo, para colaborar com o reconhecimento das Salas, a FNQ dará para cada Sala premiada, duas vagas no curso online Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – 21ª edição.
“São avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas por meio de um link disponibilizado pela FNQ”, explica o gestor estadual das Salas do Empreendedor no Sebrae RS, Marcio Benedusi. Após, serão realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem aos critérios pré-estabelecidos receberão a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, os espaços precisam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Entre eles estão serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Microempreendedor Individual).
Para conquistar o selo Prata, além dos pré-requisitos do selo Bronze, são exigidos mais seis serviços intermediários de uma lista de oito opções, como por exemplo o atendimento do Corpo de Bombeiros, orientação para participação nas compras públicas e oferta de microcrédito. “Já para ser Ouro, além dos pré-requisitos para os níveis básico e intermediário, é exigido das Salas do Empreendedor o oferecimento de, pelo menos, mais três serviços avançados de uma lista de quatro opções, coworking, assessoria jurídica, atendimento virtual e alvará online”, destaca Benedusi.
O que são as Salas do Empreendedor
São locais mantidos pelo poder público municipal para atender os empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. Para isso, esses espaços reúnem em apenas um ponto os serviços oferecidos por várias secretarias e órgãos municipais, como Fazenda e Vigilância Sanitária, por exemplo. Uma Sala do Empreendedor precisa estar pronta para tirar todas as dúvidas dos empresários. Para que os municípios possam qualificar os atendimentos aos empreendedores, o Sebrae RS oferece capacitações online e gratuitas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.