Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI sei Credito Consultoria boas práticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Inscrições abertas para certificação das Salas do Empreendedor no RS

As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de setembro deste ano

atualizado em: 31/08/20

Da Redação

COMPARTILHE

Espaços criados para simplificar e desburocratizar as rotinas empresariais, as Salas do Empreendedor podem também ter seus serviços reconhecidos e certificados. Para tanto, o Sebrae RS, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), iniciou nesta segunda-feira, 31 de agosto, o novo processo de avaliação e certificação das Salas que poderão receber os selos Ouro, Prata ou Bronze.

O lançamento da edição 2020 da certificação ocorreu de forma online e contou com a participação do diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, do presidente executivo da FNQ, Ronald Dauscha, da gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaina Zago Medeiros, além de gestores municipais, responsáveis e atendentes das Salas do Empreendedor. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://pt.surveymonkey.com/r/XKDMCZD até o dia 25 de setembro.

Inscrições abertas para certificação das Salas do Empreendedor no RS

Segundo Godoy, atualmente estão em funcionamento 112 Salas do Empreendedor no RS. “Apesar de termos apenas 22% dos municípios com este espaço, eles já beneficiam 72% das micro e pequenas empresas do Estado”, destaca. Destas Salas, sete já conquistaram o Selo Ouro, outras oito receberam o Selo Prata e 28 o Selo Bronze no processo de certificação realizado em 2019. “As Salas devem ser referência no atendimento ao empreendedor, atuando como um elo de transformação para o desenvolvimento local”, complementa o superintendente do Sebrae RS. Neste novo processo, para colaborar com o reconhecimento das Salas, a FNQ dará para cada Sala premiada, duas vagas no curso online Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – 21ª edição.

“São avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas por meio de um link disponibilizado pela FNQ”, explica o gestor estadual das Salas do Empreendedor no Sebrae RS, Marcio Benedusi. Após, serão realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem aos critérios pré-estabelecidos receberão a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, os espaços precisam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Entre eles estão serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Microempreendedor Individual). 

Para conquistar o selo Prata, além dos pré-requisitos do selo Bronze, são exigidos mais seis serviços intermediários de uma lista de oito opções, como por exemplo o atendimento do Corpo de Bombeiros, orientação para participação nas compras públicas e oferta de microcrédito. “Já para ser Ouro, além dos pré-requisitos para os níveis básico e intermediário, é exigido das Salas do Empreendedor o oferecimento de, pelo menos, mais três serviços avançados de uma lista de quatro opções, coworking, assessoria jurídica, atendimento virtual e alvará online”, destaca Benedusi.

O que são as Salas do Empreendedor

São locais mantidos pelo poder público municipal para atender os empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. Para isso, esses espaços reúnem em apenas um ponto os serviços oferecidos por várias secretarias e órgãos municipais, como Fazenda e Vigilância Sanitária, por exemplo. Uma Sala do Empreendedor precisa estar pronta para tirar todas as dúvidas dos empresários. Para que os municípios possam qualificar os atendimentos aos empreendedores, o Sebrae RS oferece capacitações online e gratuitas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Projeto VOAR terá live de apresentação dia 21/06, às 19h19 e pode mudar a vida dos jovens

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: