Mais buscados: MEI Credito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Hannover – As 30 empresas brasileiras que acompanham a missão à Hannover, realizada em parceria entre SEBRAE RS e FIERGS, puderam comprovar na prática por que a indústria alemã é exemplo de eficiência e qualidade. Após as visitas técnicas à Airbus, Claas e Weinig, líder mundial em máquinas e equipamentos para madeira, o grupo pode constatar que é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento para garantir bons resultados nos negócios. E isso vale para empresas de qualquer porte.
O aprendizado foi destacado pelo coordenador de Projetos da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE RS, Fabiano Dallacorte, que acompanha a missão. “É o investimento em inovação e na criação de produtos que gera qualidade, produtividade e eficiência”, constata. A Weinig, importante fornecedora de indústrias do Rio Grande do Sul do setor de madeira e móveis, visitada no dia 27 de abril, coloca 10% dos seus 500 funcionários exclusivamente dedicados à Pesquisa & Desenvolvimento. A Claas, uma das mais importantes indústrias de peças e equipamentos para o agronegócio, que recebeu o grupo brasileiro na quarta-feira, destina de 10% a 16% de seu faturamento para P&D. E a Airbus, foco da primeira visita técnica, direciona 1/3 dos funcionários para criação e inovação.
Os resultados desses investimentos se refletem em outros números fundamentais. “A Weinig mantém seu índice de produtividade entre 88% e 90%, enquanto que, no Brasil, uma empresa automatizada com processos semelhantes consegue alcançar um índice de 60% a 65%”, compara. Para Dallacorte, esse ‘gap’ de 20% a 25% ocorre pela falta de investimentos em inovação, em processos e no desenvolvimento de novos produtos.
Na tarde de hoje, a visita será direcionada à Indústria 4.0. “Seguiremos para uma fábrica modelo integrada com todos os requisitos de energia, automação e tecnologia da informação, onde, ao final do roteiro, cada participante receberá uma caneta personalizada”, relata o coordenador. Na Feira de Hannover, o grupo também pode conhecer a aplicação desse modelo de produção pela Comau, uma empresa que produz linhas de montagem para a indústria automotiva. “Os sistemas e robôs têm sensores que permitem que o trabalho seja feito de forma colaborativa com os operadores. Eles possuem até um smart wacth, um relógio que permite o monitoramento e a realização dos comandos para a fábrica à distância”, conta Dallacorte.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.