Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEI Credito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Inspiração que vem da Alemanha

Visitas técnicas a empresas que são referência mundial mostram que a inovação está na base do sucesso alemão

27/04/17

Da Redação

COMPARTILHE
Grupo de empresários gaúchos na missão à Alemanha (Foto: SEBRAE RS)

Grupo de empresários gaúchos na missão à Alemanha (Foto: SEBRAE RS)

Hannover – As 30 empresas brasileiras que acompanham a missão à Hannover, realizada em parceria entre SEBRAE RS e FIERGS, puderam comprovar na prática por que a indústria alemã é exemplo de eficiência e qualidade. Após as visitas técnicas à Airbus, Claas e Weinig, líder mundial em máquinas e equipamentos para madeira, o grupo pode constatar que é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento para garantir bons resultados nos negócios. E isso vale para empresas de qualquer porte.

O aprendizado foi destacado pelo coordenador de Projetos da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE RS, Fabiano Dallacorte, que acompanha a missão. “É o investimento em inovação e na criação de produtos que gera qualidade, produtividade e eficiência”, constata. A Weinig, importante fornecedora de indústrias do Rio Grande do Sul do setor de madeira e móveis, visitada no dia 27 de abril, coloca 10% dos seus 500 funcionários exclusivamente dedicados à Pesquisa & Desenvolvimento. A Claas, uma das mais importantes indústrias de peças e equipamentos para o agronegócio, que recebeu o grupo brasileiro na quarta-feira, destina de 10% a 16% de seu faturamento para P&D. E a Airbus, foco da primeira visita técnica, direciona 1/3 dos funcionários para criação e inovação.

Os resultados desses investimentos se refletem em outros números fundamentais. “A Weinig mantém seu índice de produtividade entre 88% e 90%, enquanto que, no Brasil, uma empresa automatizada com processos semelhantes consegue alcançar um índice de 60% a 65%”, compara. Para Dallacorte, esse ‘gap’ de 20% a 25% ocorre pela falta de investimentos em inovação, em processos e no desenvolvimento de novos produtos.

Na tarde de hoje, a visita será direcionada à Indústria 4.0. “Seguiremos para uma fábrica modelo integrada com todos os requisitos de energia, automação e tecnologia da informação, onde, ao final do roteiro, cada participante receberá uma caneta personalizada”, relata o coordenador. Na Feira de Hannover, o grupo também pode conhecer a aplicação desse modelo de produção pela Comau, uma empresa que produz linhas de montagem para a indústria automotiva. “Os sistemas e robôs têm sensores que permitem que o trabalho seja feito de forma colaborativa com os operadores. Eles possuem até um smart wacth, um relógio que permite o monitoramento e a realização dos comandos para a fábrica à distância”, conta Dallacorte.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Agosto de 2018

Empresas gaúchas de games expõem suas criações na Alemanha

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2018

Uma imersão no mundo da qualidade da carne gaúcha

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2018 17:13

Sebrae realiza ciclo de palestras on-line para negócios em saúde

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 17:52

Arena de Inovação leva startups do agronegócio para a Expointer

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: