Mais buscados: MEI Crédito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – Interatividade e tecnologia foram os pontos fortes do Salão do Empreendedor que, novamente, trouxe para a Expointer o conceito do Campo à Mesa. Durante os nove dias da feira, visitantes do campo e da cidade receberam atendimento e foram estimulados a vivenciar experiências que reforçam o aprendizado e promovem a aproximação do consumidor final ao processo de cadeia produtiva. A Expointer ocorreu de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
“A qualidade de um produto que chega à nossa mesa é de responsabilidade de toda a cadeia produtiva, por isso, mais uma vez, Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, uniram forças com Fecomércio/Senac-RS, Fiergs/Senai e Embrapa, trazendo para a Expointer a importância da sinergia entre as cadeias produtivas desde o plantio, no campo; a transformação, na indústria; até a entrega diferenciada ao consumidor final, no comércio e serviços”, destaca o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gedeão Pereira.
Localizado no Pavilhão Internacional, o Salão do Empreendedor teve programação orientada a partir de três segmentos selecionados pelo seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: soja, carne e vinho. “Em todos os nossos espaços mais de 8 mil pessoas foram atendidas e receberam informações, podendo participar de atividades práticas e interativas que reforçaram a importância e a qualidade dos produtos gaúchos”, acrescenta Gedeão. No espaço do vinho, por exemplo, os visitantes puderam participar de duas oficinas práticas, uma sobre aromas e outra de degustação de vinhos, todos gaúchos e produzidos em pequenas propriedades apoiadas pelo Juntos para Competir.
Neste ambiente dedicado à bebida de Baco, 32 rótulos de vinhos produzidos no Estado também ficaram expostos, além de informações que fazem do Rio Grande do Sul referência nacional na produção da bebida, com crescimento nas regiões da Campanha e Serra do Sudeste, além da tradicional Serra gaúcha. O Salão do Empreendedor destacou o setor do vinho para estimular o consumo no Brasil, estagnado em cerca de dois litros per capita/ano. Para se ter uma ideia, Portugal, que líder mundial no consumo, atinge 54 litros por habitante, segundo o Ibravin.
A carne gaúcha é premium
Mais uma vez a tradicional Vitrine da Carne Gaúcha foi destaque na Expointer, iniciativa da Farsul. Com o objetivo de valorizar a qualidade da carne produzida no Rio Grande do Sul, o espaço apresentou ao público técnicas empregadas para o melhor aproveitamento do produto, como métodos de desossa de carcaças de ovinos, suínos e bovinos, e sugestões de preparo. As dinâmicas realizadas durante o evento reuniram 1.759 participantes.
O espaço da carne gaúcha foi planejado de forma didática e voltada aos distintos perfis de visitantes, com cuidado especial para aproximar cada vez mais o público urbano dos bastidores da atividade pecuária. Painéis ilustrativos com textos e imagens contaram um pouco da história da criação de gado nos campos gaúchos, além de técnicas aplicadas para garantir a saúde dos rebanhos, as melhorias que são utilizadas para selecionar os animais, as tecnologias para organizar os suprimentos nas fazendas e outros dados que fazem da carne produzida no Rio Grande do Sul diferenciada pelo seu sabor e macies.
Startups fecham negócios!
A participação que tinha o objetivo apenas de fazer contatos e/ou divulgar a marca, acabou transformando-se em negócios fechados. As 16 startups que participaram do Espaço Inovação, no Salão do Empreendedor, realizaram 120 contatos promissores e 12 negócios já estão sacramentados. “O sucesso da participação das startups no Salão do Empreendedor é indicativo de que o produtor rural está atento às novas tecnologias, pois sabe que, com uma gestão mais eficiente, o desempenho da propriedade rural só aumenta”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho.
Além de fechar negócios, as empresas iniciaram parcerias entre elas para complementação de produtos, realizaram aproximação com universidades, empresas privadas, investidores, associações, cooperativas, entre outras. As empresas participantes foram: Acerto Fácil, Aegro, Agridados, Arpac, Auster, Brabov, Checkplant, Silo Verde, Sirros, Eirene Solutions, Elysios, Mais Soja, Pix Force, Pomartec, Raks Tecnologia Agrícola e Tryber.
No espaço da soja, dados sobre o setor davam a ideia da importância deste grão para o Estado, bem como as tecnologias existentes para o setor, desenvolvidas pelas startups.
Boas notícias na Expointer 2018
Uma união de esforços para incentivar a produção e a cultura do azeite gaúcho foi formalizada durante a Expointer por Senac RS, Sebrae RS e IBRAOLIVA (Instituto Brasileiro da Olivicultura). O objetivo da cooperação técnica é trabalhar para divulgar a qualidade do azeite de oliva gaúcho, bem como capacitar os profissionais da área de gastronomia e público em geral a identificar as principais características sensoriais dos azeites produzidos no Estado do Rio Grande do Sul.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.