
Mais buscados: MeI CREDITO Sei boas praticas consultoria

Da Redação

O município de Jari, localizado a 374 quilômetros de Porto Alegre, é o quarto município da região Centro do Estado a colocar em prática a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Apoiado pelo Sebrae/RS, a cidade mostra que está preparada para ampliar os negócios e desenvolver a economia local. Este mês, dia 12 de dezembro, o gerente da Regional Centro, Jaques Jaeger, entregou certificado e selo ao prefeito Pedrolivio Porto Prado, em reconhecimento aos benefícios que a legislação traz aos pequenos negócios.
Quatro capítulos que constituem a Lei Geral foram executados em Jari: Agente de Desenvolvimento, Compras Governamentais, Empreendedor Individual (EI) e Desburocratização. Um dos destaques das ações realizadas refere-se às compras governamentais. No município, mais de 50% das aquisições da prefeitura são de micro e pequenas empresas. A prefeitura também dispensa a exigência de habite-se para o imóvel onde há registro de Microempreendedor Individual (MEI), mantém a cobrança de IPTU residencial para o MEI que exerce sua atividade na residência e concede alvará de funcionamento provisório para atividades de baixo risco.
Para desburocratizar a abertura e fechamento de empresas, Jari concede alvará de funcionamento em áreas desprovidas de regulamentação fundiária para micro e pequenas empresas e realizou a revisão dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas. A administração municipal nomeou o Agente de Desenvolvimento Local, profissional da prefeitura que auxilia no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos, em parceria com o poder público e as lideranças do setor privado.
“A implementação da Lei Geral garante aos empreendedores do município um ambiente propício ao fomento do empreendedorismo, através da otimização de processos burocráticos, incentivo a formalização, entre outros benefícios”, destaca o gerente da Regional Centro, Jaques Jaeger.
Para Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, o trabalho de conscientização da importância da melhoria do ambiente econômico para o crescimento das MPEs feito pelo Sebrae/RS em todo o Estado, guardado pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, está obtendo cada vez mais retorno por parte dos executivos municipais. “As cidades têm aceitado a proposta de investir nos pequenos negócios e nos Empreendedores Individuais para impulsionar o desenvolvimento local.
Em 2012, o Sebrae/RS impulsionou a implementação da Lei Geral em 66 municípios gaúchos. A meta para 2013 é atingir mais de 90 cidades com a legislação aplicada na prática.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.