Mais buscados: mei Crédito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
O espaço Juntos para Competir dará destaque para três cadeias produtivas: Vitivinicultura, Pecuária de Corte e Leite e Derivados, na 42ª edição da Expointer, que acontece de 24 de agosto a 01 de setembro, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio. Elaborado e executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac, o espaço já é tradicional na maior feira agropecuária da América Latina.
Novamente, será reforçada a importância de trabalhar a cadeia produtiva valorizando aspectos como inovação, gestão, qualidade, rastreabilidade e bem-estar animal. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer histórias bem-sucedidas de empreendedores que cresceram e se desenvolveram participando do programa Juntos para Competir. Além disso, startups com soluções específicas para o agro também irão compor o espaço.
A vida no campo
Entre os cases abordados, está o Sítio Pauwels, de Lagoa dos Três Cantos, na região do Planalto do RS. Depois de participar do programa, o sítio reformulou todo o processo de gestão. Hoje, produz 800 litros de leite por dia, com uma margem de lucro de 70%, resultado das mudanças feitas a partir do projeto.
“Fizemos uma verdadeira transformação no nosso processo. Mudamos o manejo dos animais e os nutrientes foram melhorados. Com isso, o bem-estar familiar acabou mudando e temos mais tempo para aproveitar nossa família. Hoje, por exemplo, eu trabalho duas horas por dia e o restante, eu aproveito” relata o proprietário Silvano José Pauwels.
O Juntos para Competir foi fundamental também para a propriedade Don Pastor, de Jaguarão, na região Sul do Rio Grande do Sul. “Foi importante porque a minha pecuária era uma antes do projeto e outra depois. Hoje, tenho o levantamento de todos os dados, que fomos analisando e coletando para planejar metas e chegar onde estamos”, conta o proprietário Alencar Gonçalves Feijó.
Para se ter uma ideia, em 2017, a empresa tinha uma produção de 84 kg de carne por hectare de terra. Dois anos depois, o número praticamente dobrou, chegando a 148 kg por hectare. Nas pastagens, a alta foi cinco vezes maior. “Com esse planejamento, eu consigo ter uma ideia de quanto investir e quanto colher. A programação me ajuda a não tomar decisões através de erro e acerto”, finaliza Feijó.
Quando o assunto é a venda e faturamento na produção de vinho, a Batalha Vinhos e Vinhas, de Candiota, na fronteira oeste do RS, tem muito o que comemorar. Há dois anos participando do Juntos para Competir, a empresa conseguiu três importantes resultados: aumentou o número de turistas na vinícola, as vendas aumentaram 10 pontos percentuais e o faturamento geral subiu 30%.
“Isso é resultado do trabalho organizacional que fizemos dentro da empresa, desde a reformulação das boas práticas de produção da uva, a elaboração do vinho, uma nova rotina gerencial e administrativa, entre outros. Buscamos acesso ao mercado, com apoio e divulgação dos vinhos da campanha em eventos no Estado e além das fronteiras do Rio Grande do Sul. A participação em feiras também nos ajudou muito”, descreve o proprietário Batalha Vinhos e Vinhas, Giovâni Peres.
As três empresas têm algo em comum: estarão no Espaço Juntos Para Competir, relatando suas melhorias no campo. Aproveite para conhecer essas e outras histórias.
Saiba mais sobre o Juntos para Competir
Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, atualmente, 2.885 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas as metas do projeto e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão.
Todos os esforços do programa são direcionados para a melhoria dos processos produtivos, para a qualificação tecnológica e gerencial dos produtores e para a agregação de valor aos produtos, possibilitando o aumento da competitividade e maior rentabilidade para as propriedades rurais participantes.
O produtor rural agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Novembro de 2024Mais de 35 empresas participam da sessão de negócios realizada pelo Sebrae durante a Frinape
SAIBA MAIS18 de Novembro de 2024
Porto Alegre terá a maior aula inspiradora para mais de dez mil estudantes da rede pública
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.