Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Lagoa dos Patos: projeto irá integrar seis municípios em roteiro turístico neste verão

“Roteiro Integrado Vida na Lagoa” tem apelo sustentável e de valorização da cadeia produtiva local

atualizado em: 28/12/21

Da Redação

COMPARTILHE

Depois de um ano de intensa pesquisa e estudos de logística e viabilidade comercial – e muita sinergia e quilômetros rodados pelos parceiros – o Sebrae RS chega a este mês de dezembro na fase final de formatação de mais um produto turístico, o “Roteiro Integrado Vida na Lagoa”. A iniciativa busca fomentar oportunidades no segmento para um grupo de seis municípios da Costa Doce Gaúcha que possuem ligação geográfica e cultural com a Lagoa dos Patos – Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Camaquã, Arambaré e São Lourenço do Sul.

A expectativa é que o produto chegue ao grande público a partir do primeiro trimestre de 2022, por meio de parcerias com as prefeituras municipais e com agências de turismo da região. A ideia é que diferentes pacotes possam ser oferecidos de forma customizada, de acordo com a disponibilidade e desejo de cada cliente.

“Antes, esses roteiros não eram interligados. A partir deste trabalho eles poderão ser explorados de forma conjunta, conforme a intenção de cada pessoa de forma mais customizada”, explica a consultora do Sebrae RS Rita Michelon, responsável pelo programa juntamente com a colega consultora Roséli Azi Nascimento. As ações realizadas são coordenadas pela Gestora do Projeto Coopertur – Cooperação para o Desenvolvimento do Turismo do Extremo Sul do Brasil, Jussara Cruz Argoud, da Regional Sul do Sebrae RS.

O trabalho liderado pela Sebrae RS ao longo de 2021 teve como base uma série de encontros virtuais realizados duas vezes ao mês com os objetivos de fortalecer a rede de cooperação entre as agências locais, nivelar conceitos de turismo, analisar o novo perfil do turista e formatar um roteiro com os atrativos já existentes de acordo com as necessidades do mercado observando todos os protocolos sanitários sugeridos pelo Ministério do Turismo.

Durante a primeira semana de dezembro, um grupo formado por secretários de Turismo e representantes de agências e operadoras de turismo dos municípios participou de um evento teste, o qual envolveu os parceiros do projeto que percorreram alguns dos principais atrativos turísticos de cada cidade em dois dias de passeio. Para conferir algumas das localidades mais relevantes e vistosas de cada município, os passeios variam de 1h até 2h30min, como opções de pernoite em qualquer cidade.

Conforme Rita, a questão logística é um fator determinante para a atratividade do produto, uma vez que possibilita não somente que os turistas otimizem seu tempo entre as diferentes atrações de cada município como ainda oportuniza a redução de custos. “Em especial considerando o contexto da pandemia, a retomada do turismo está passando muito pela questão regional. Quem vem de fora do Estado normalmente quer conhecer mais de uma cidade, e o Roteiro Integrado Vida na Lagoa atuará nesse sentido”, explica.

O roteiro segue a tendência do chamado “Turismo de Pós-luxo”. O conceito, que tem raízes no universo da moda, busca satisfazer as pessoas ávidas que prestigiam o simples, mas com qualidade e um atendimento personalizado, quando procuram por um produto ou serviço. Sustentabilidade e colaboração são ainda algumas de suas prerrogativas principais, com forte responsabilidade e valorização de toda a cadeia produtiva, com remuneração justa a todos os envolvidos e o máximo aproveitamento da produção local.

Alguns dos atrativos turísticos mais procurados:

Guaíba: passeio de jardineira visitando hidroviária, mercado público, beira da Lagoa dos Patos, antigo matadouro, casa de produtos coloniais Pedras Brancas, praia da Alegria com o marco farroupilha e sítio histórico (escadaria, vitrine cultural, Casa Gomes Jardim, cipreste e a igreja).

Barra do Ribeiro: Fábrica de Gaiteiros, local em que é possível conhecer a técnica de fabricação da gaita ponto, instrumento utilizado pelo músico e idealizador do projeto de mesmo nome, Renato Borghetti. O município dispõe ainda de belas paisagens como, por exemplo, as praias da Picada e Canto das Mulatas.

Tapes: Passeio de jardineira até a Fazenda 3 Irmãos, onde é possível avistar parte do butiazal ao longo do caminho e saborear um autêntico churrasco gaúcho além de ter a oportunidade de comprar produtos a base de butiá como licores, geleias, sucos, entre outros.

Arambaré: Passeio a pé para conhecer a Figueira da Paz, Trilha dos Piquetes (única trilha do RS adaptada para deficientes visuais) e Piquete Coxilha do Carijó com um café da tarde.

Camaquã: Sítio Galpãozinho, onde é possível desfrutar de um ambiente agradável, ao ar livre e saborear deliciosos pratos da culinária gaúcha. Passeio pela cidade conhecendo os principais atrativos turísticos e prédios históricos que marcaram importantes acontecimentos da história Rio-grandense.

São Lourenço do Sul: Passeio “Do Violino à Estância”. Trata-se de um passeio de barco regado ao som de um violino, finalizando com um almoço na Estância do Sobrado.  Após será possível visitar um empreendimento do “Caminho Pomerano” – uma Rota Turística que conta a saga dos imigrantes Pomeranos finalizando com um “PicNic de Charme” na beira da Lagoa dos Patos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: