Mais buscados: MeI CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Lajeado – O município de Lajeado passou a integrar oficialmente a REDESIM (Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios) desde o dia 15 de julho. De imediato, o impacto para a sociedade local é a desburocratização e a agilidade nos trâmites de formalização de empresas, um estímulo a mais ao empreendedorismo. A REDESIM é um sistema resultante dos esforços do SEBRAE/RS e da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) no sentido de tornar o trabalho das prefeituras mais efetivo para o desenvolvimento econômico local.
A solenidade ocorreu no salão de eventos da Prefeitura, com a presença de várias autoridades, como o prefeito Luís Fernando Schmidt; o presidente da Jucergs, Paulo Sérgio Mazzardo; o presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas na Assembleia Legislativa do Estado, deputado Tiago Simon; o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado, e a gerente da Regional Vales do Taquari e Rio Pardo do SEBRAE/RS, Liane Klein.
A gestora da REDESIM pelo SEBRAE/RS, Janaína Zago Medeiros, destaca que a integração do município de Lajeado à REDESIM leva aos empreendedores locais um grande benefício ao concentrar em um mesmo espaço todas as informações, trâmites e outras necessidades que surgem quando fazem pedidos de formalização de empresas. “É uma economia de recursos e de tempo que gera satisfação para todos os envolvidos”, resume.
Antes de a prefeitura estar integrada ao sistema, os empreendedores precisavam percorrer os diversos órgãos envolvidos para encaminhar o registro e o licenciamento de suas empresas. Agora, a entrega da documentação ficou concentrada no escritório da Junta Comercial, no município. Em nome do prefeito de Lajeado, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei), Ivanete Fracaro, agradeceu ao SEBRAE/RS e à Junta Comercial do RS o empenho em tornar o processo viável. “A formalização da Central do Empreendedor e a integração à REDESIM representam um marco para o desenvolvimento da economia de Lajeado. A inovação deverá incentivar um número maior de empreendedores à formalização. O novo sistema vem garantir mais agilidade na emissão do CNPJ e, consequentemente, no processo de registro de empresas e na obtenção do alvará de funcionamento junto à Prefeitura Municipal. Estimamos que o tempo de redução de todo o processo deverá ser de 50%”, disse Ivanete.
A redução da burocracia se dará pelo fato de a transmissão de dados dos empreendedores estar totalmente interligada à Junta Comercial. “Dessa forma, a Junta Comercial encaminha, via sistema, para a Central do Empreendedor, as informações das quais precisa de confirmações. Do outro lado, os técnicos das secretarias envolvidas, buscam os dados e os repassam à Junta Comercial. A partir disso, é emitido o CNPJ”, detalhou a titular da Sedei. A assessora de Relações Empresarias e Inovação da Central do Empreendedor, Cristiane dos Reis, observou ainda que os ganhos com a nova sistemática de recepção de documentos se concentram na entrada única, no estudo de viabilidade para novos empreendimentos e a diminuição do prazo entre a abertura do protocolo e o início das atividades das empresas.
De acordo com a gestora da REDESIM pelo SEBRAE/RS, os resultados práticos são altamente relevantes para os municípios integrados. “Nenhuma empresa é formalizada no município sem o conhecimento e a autorização prévia da prefeitura, bem como o empresário é informado, antes da sua formalização, de todos os documentos necessários para registro da sua empresa”, conta Janaína. “Com esse trabalho também o tempo médio de registro e a legalização de empresas de baixo risco tende a ser reduzido para sete dias”, complementa Janaína.
Em Lajeado, a Central do Empreendedor está localizada na Rua Júlio de Castilhos, 171 – Centro. O horário de atendimento, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45 de segunda à quinta-feira, e das 8h às 14h, às sextas-feiras.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.