Mais buscados: Mei credito sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
São Miguel das Missões – A apresentação do projeto Integração Lavoura-Pecuária teve o objetivo de dar uma noção maior aos produtores rurais de como funcionará esta integração e quais os ganhos que eles poderão ter com a implantação destes conhecimentos em suas propriedades. No evento, que ocorreu em São Miguel das Missões, também foram assinados os termos de adesão ao projeto. Mais de 100 produtores participaram do encontro.
O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, e o diretor Técnico, Ayrton Pinto Ramos, participaram da apresentação. “Projetos como este são excelentes oportunidades para gerar desenvolvimento local e melhoria na distribuição de renda”, ressaltou Fialho. Já o diretor Técnico falou da importância do Programa Juntos para Competir, uma parceria entre a FARSUL, SENAR-RS E SEBRAE/RS. “Esta ação integrada, no setor de agronegócios gaúcho, busca promover o desenvolvimento das principais cadeias produtivas, através de uma metodologia coletiva e dos princípios de organização e integração dos elos dos setores envolvidos”, explicou.
De acordo com o Coordenador de Formação Profissional do SENAR-RS, Umberto de Moraes, o programa vai beneficiar 104 propriedades em sistema de revezamento de culturas anuais, tanto para a produção animal como a vegetal, com o objetivo de alcançar mais renda, melhoria do solo e melhor aproveitamento de máquinas.
O gerente do SEBRAE/RS na Regional Noroeste, Claiton dos Santos, disse que o projeto terá como foco dois objetivos principais: aumento de produtividade por hectare e a recuperação e preservação do solo. “Este será um projeto inovador também para o SEBRAE, pois a grande maioria dos participantes são Empresas de Pequeno Porte. O público saiu muito satisfeito com a palestra do Professor Paulo Carvalho, e com as oportunidades que terão de reproduzir modelos de planejamento de produção e tecnologias já testadas e comprovadamente eficazes quanto à proposta do projeto”, observou.
A técnica do SEBRAE/RS na Regional Noroeste, Eloisa Muxfeldt Arns explicou que a duração do projeto é de três anos e já tem 103 propriedades cadastradas. “É a primeira vez que uma ação irá atender um número tão grande de produtores. Nunca tivemos nada nesse nível, apenas inciativas individuais”, ressalta. “Eles foram convidados por meio de parceiros locais, como os Sindicatos Rurais de São Miguel das Missões, Jóia, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo e da Prefeitura Municipal de Caibaté, municípios atendidos”, explica. A primeira etapa, que já foi realizada, consiste em um diagnóstico para conhecimento da situação de cada propriedade. Conforme Eloisa, os próximos passos contemplam capacitações como a D’Olho na Qualidade Total Rural, análise de solo através do Bônus Metrologia (cujos dados serão coletados no início e no final do projeto), consultorias individuais de quatro horas a cada dois meses e as chamadas clínicas tecnológicas, que são encontros em grupo com assuntos de interesse.
O evento contou com a palestra Integração Lavoura-Pecuária: uma oportunidade de intensificação sustentável, proferida pelo professor, Paulo Carvalho da UFRGS, entre outras apresentações.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.