Loading SEBRAE

Mais buscados: mei sei Credito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Lei Geral é implementada em Imbé

atualizado em: 30/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Empresas de baixo risco e, com documentação em dia, têm liberação instantânea do alvará

Da Redação

Imbé, no Litoral Norte, prioriza os pequenos negócios (Foto: Divulgação)

Imbé – O empreendedorismo está ganhando força no Litoral Norte, mais especificamente no município de Imbé. A cidade oficializa este mês a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O marco da nova legislação ocorreu no início de outubro com a realização da primeira licitação exclusiva para empresas de pequeno porte. Outras iniciativas também mostram o comprometimento do município com esse segmento empresarial.

A conquista é fruto de uma parceria entre o SEBRAE/RS e a Prefeitura Municipal. A gestora de políticas públicas da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Paula Nicolini, conta que a cidade já adquire 64% de suas compras públicas de pequenos negócios, em licitações exclusivas. “Outro destaque é a emissão instantânea do alvará para empresas de baixo risco”, comenta a gestora.

O agente de desenvolvimento Cristian Castilhos relata que a primeira licitação com esse foco ocorreu no dia 5 de outubro, para celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa. A cidade também projeta novos benefícios ao segmento. “Já fazemos o suporte e o acompanhamento dos empresários e devemos inaugurar o Balcão do Empreendedor no início do próximo ano”, projeta.

Imbé tem uma população de 18.877 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2013. Sua força econômica está, principalmente, na prestação de serviços e no comércio. Ao todo, são 1.604 empresas registradas, sendo 801 Microempreendedores Individuais (MEIs), 675 microempresas, 117 empresas de pequeno porte e 11 empreendimentos de médio e grande porte, de acordo com informações da Receita Federal.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A lei já foi implementada em 217 cidades gaúchas, sendo 45 em 2015. A meta é alcançar 50 novas implantações só este ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

03 de Julho de 2020

Doces de Pelotas são vendidos online nas comemorações de aniversário do município

SAIBA MAIS

 

03 de Julho de 2020

Empresa de São Leopoldo aposta em novas maneiras de venda para driblar crise

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: