Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Lições da NRF Big Show 2020

Evento voltado para o varejo mundial aconteceu de 11 a 14 de janeiro, em Nova Iorque

atualizado em: 15/01/20

Da Redação

COMPARTILHE

A imersão internacional à NRF Retail’s Big Show 2020 (National Retail Federation), maior feira de varejo do mundo, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de janeiro, em Nova Iorque, proporcionou aos empreendedores gaúchos verificar in loco o que de mais moderno existe no varejo mundial e que contribui para melhorar a experiência de compra oferecida ao consumidor. O Sebrae RS, em parceria com Sindilojas Porto Alegre, CDL Porto Alegre, Senac e Fecomércio, levou um grupo de 20 empresários e mais líderes do varejo e instituições parceiras para os Estados Unidos. O grupo permanece em Nova Iorque até o dia 16 realizando visitas técnicas aos principais pontos comerciais de Nova Iorque.

A NRF reúne os maiores players e executivos do mercado para debater e apresentar as tendências para o setor. Já na chegada, um grupo de empreendedores que irão implementar inovações no varejo gaúcho participou de um workshop de aquecimento com executivos da IBM e o sócio-fundador da Ponto de Referência, Edmour Saiani.

Lições da NRF Big Show 2020

Marcus Müller Filho, proprietário da Outlet Estilo Mulher, de Gramado, é um dos empresários que integra a imersão à NRF. Já no primeiro dia, o empresário teve uma ideia que pretende transformar o modelo de gestão da Outlet Estilo Mulher. “Uma coisa imediata, é ouvir mais o colaborador. Esse cara que está em contato direto com o cliente, ouvir mais essas ideias que vêm deles para poder cada vez mais melhorar e atingir os objetivos”, comenta Filho.

Confira sete lições aprendidas na NRF 2020 e elaboradas pelo coordenador estadual de projetos de varejo no Sebrae RS, Fabiano Zortéa, integrante do grupo que está em Nova Iorque:

1) Empoderamento dos colaboradores. As empresas crescem em faturamento quando empoderam o colaborador, participam de decisão estratégica e autonomia para decidir, se sentem mais reconhecidos e importantes para a empresa.

2) Diversificação. As marcas precisam ter opções diversificadas e que se relacionem entre si e façam sentido para o perfil de público. A parceria entre outras marcas precisa ser natural.

3) Desaceleração. Em um mundo onde as pessoas trabalham muito e têm pouco tempo livre, o varejo precisa simplificar as jornadas de compra. Assim, o cliente pode sair dessa rotina agitada e conseguir facilmente comprar o seu produto.

4) Data Driven (Orientação por dados). O varejo precisa fazer novas descobertas sobre os seus clientes. As preocupações da sociedade, por exemplo, podem ser um aliado para conquistar novos clientes. Se a marca contribui para a redução do aquecimento global, ela pode se tornar relevante para todas as pessoas que se preocupam com essa causa.

5) Aumentar o fluxo na loja física. Fazer varejo da mesma forma manterá a redução de clientes nas lojas. Parceria e compartilhamento com outras marcas pode ser uma alternativa para contornar esse cenário. Amazon Returns é um exemplo deste tipo de parceria entre a Amazon e a Kohl’s.

6) Crescimento do Social Commerce. Trata-se de uma evolução do ‘boca a boca’ no ambiente online em que o varejista retribui, em forma de presentes ou descontos, aqueles clientes que falam bem da empresa e convertem isso em vendas.

7) Senso de comunidade. O varejo precisa ter mais atenção de como está o seu entorno, quais as necessidades do seu bairro, das pessoas que o empresário quer atingir. A americana Rent the Runway faz assinaturas de roupas mensais sem precisar comprar. Com base na reclamação dos clientes sobre não gostarem de fazer as malas quando vão viajar, a empresa criou um serviço, em parceria com um hotel, que abastece o closet do quarto com roupas para aquele determinado período.

 

Sobre a NRF

Na 111ª edição, a NRF Retail’s Big Show é considerada o mais importante evento do varejo do mundo, composto por exposição de produtos e tecnologias de última geração, seminários, fóruns de debates e apresentação de cases de empresas mundialmente conhecidas. Participam mais de 38 mil pessoas, vindas de pelo menos 99 países. Serão mais de 16 mil varejistas, com 800 expositores e 300 palestras, com tradução simultânea, distribuídas nos dias do evento.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Dezembro de 2025

Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae

SAIBA MAIS

 

17 de Dezembro de 2025

Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: