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Da Redação
Santa Maria – Melhorias de gestão e aumento da competitividade. Esses foram alguns dos resultados alcançados pelas empresas que participaram do projeto Polo Gastronômico em Santa Maria, na região central do Estado. A iniciativa, promovida pelo Sebrae RS em parceria com a Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR), teve duração de dois anos, e as 50 empresas participantes tiveram acesso a ferramentas de gestão, além de acompanhamento mensal por meio de um programa de indicadores.
O técnico do Sebrae RS Carlos Henrique Karsten Junior comenta que o resultado positivo foi confirmado por meio de uma avaliação realizada pelo Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO). Segundo ele, as empresas demonstraram evolução na gestão dos processos, pessoas, liderança, novos clientes, estratégias e planos, pontos fundamentais para a sustentabilidade do negócio. “Além disso, a gestão por indicadores trouxe mais segurança para a tomada de decisões dos empresários”, conta.
As ações desenvolvidas incluíram acompanhamento periódico de um consultor; consultorias gerenciais de marketing, gestão de pessoas e finanças; visitas técnicas a empresas referências no setor; missões nacionais para feiras e outros eventos; desenvolvimento e modernização de identidade visual e marca; formação de gerentes para bares e restaurantes; rodadas de negócio e participação em seminários sobre o futuro da alimentação.
Em 2018, conforme antecipa o técnico, o foco passará por uma adequação de acordo com o novo momento de consumo. “O cenário está sendo influenciado pelo uso da tecnologia, tanto para comunicação com o mercado quanto para o restaurante reduzir custos e desperdícios. Além disso, a valorização da experiência da compra do consumidor, que tem menos dinheiro para gastar, mas que não abre mão da qualidade e do bom atendimento, também são fatores importantes”, ressalta. Para ele, a preocupação com a saúde levou a um aumento da procura por alimentos orgânicos ou sem a presença de lactose e glúten, que também demandam novos esforços. “Os bares e restaurantes necessitam ter foco nessas variáveis, além de um cuidado extremo com o custo de mercadoria vendida, o CMV, que impacta diretamente na lucratividade da operação”, disse.
Um modelo de negócio diferente
Os sócios Luiz Eduardo Weber e Maiquel Luiz Tomé, ambos da área militar, resolveram mudar o segmento de atuação no ano de 2015, e encontraram no setor de alimentação fora do lar uma boa oportunidade com a franquia Lanchão Hambúrgueres & Cia. “Na época, identificamos que havia uma ótima demanda para esse tipo de produto, especialmente se o local fosse pensado em receber a família, incluindo as crianças”, conta Luiz. Pensando nisso, são oferecidas diversas opções de lanches e uma área de recreação para os pequenos que frequentam a loja.
O sócio relembra que ingressaram no Polo Gastronômico no ano seguinte, em 2016. “Sempre há muita informação disponível no Sebrae, e o Polo foi importante porque reúne outros empresários do mesmo setor, o que possibilita, também, fortalecer a rede de contato”, aponta. Para Weber, as consultorias e outras atividades levaram a uma maior organização, controle e ambientação de mercado, além de um melhor trabalho de equipe, que hoje conta com 12 colaboradores. “Os resultados foram muito efetivos, especialmente pelo uso de indicadores. Agora temos um negócio super bem estruturado”, finaliza o empresário.
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