
Mais buscados: MEi CRÉDITO SEI boas praticas Consultoria

Da Redação
Tapes – Os mais de mil empreendedores do município de Tapes passam a contar, a partir desta sexta-feira, 30 de junho, com um espaço exclusivo para suas demandas, desde as mais simples e burocráticas, até as que envolvem sua qualificação e crescimento. A Sala do Empreendedor foi inaugurada nesta tarde durante cerimônia prestigiada pelo prefeito municipal, Silvio Rafaeli, e pelos diretores do SEBRAE RS, Derly Fialho (superintendente) e Carlos Schütz (Administração e Finanças), além de outras lideranças e empresários locais.

Convênio firmado entre os diretores do SEBRAE (centro e esquerda) e o prefeito municipal (Foto: SEBRAE/RS)
A Sala do Empreendedor fica localizada na Avenida Assis Brasil, nº 533, rua central e movimentada de Tapes. Além da inauguração do espaço, que vai melhorar o atendimento a todos os empreendedores do município, a administração pública e o SEBRAE RS assinaram convênio que formaliza a parceria e estabelece funções específicas a cada um: a prefeitura encaminha demandas como registro, baixas e declarações anuais do Microempreendedor Individual (MEI), cabendo ao SEBRAE RS atender necessidades de capacitação como cursos, oficinas, palestras e qualificação em geral. O espaço conta, ainda, com um totem para que o MEI, especificamente, possa emitir as guias do INSS sozinho e, assim, agilizar seus processos.
Para Derly Fialho, o futuro do nosso Estado e País está nas mãos de pessoas empreendedoras, o que aumenta a responsabilidade de instituições como SEBRAE, juntamente com o poder público, em criar um ambiente mais adequado para o surgimento e o desenvolvimento de novos negócios. “Uma gestão pública empreendedora também faz a diferença para sua população, por isso temos promovido parcerias em vários municípios do Rio Grande do Sul com vistas a fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. O SEBRAE é de todos, contem conosco”, disse o dirigente. Atualmente, 89 Salas do Empreendedor estão ativas no Rio Grande do Sul, parceria entre o SEBRAE e as prefeituras municipais.
“Temos certeza que iremos estimular ainda mais a economia do município tendo em vista esta parceria com o SEBRAE RS”, ressaltou o prefeito Silvio Rafaeli. Também participaram da cerimônia o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE RS, Alessandro Machado, a gerente da Regional Sul do SEBRAE RS, Rosani Boeira Ribeiro, e o gestor de políticas públicas da instituição, Fabrício Burkert.

Inauguração da Sala do Empreendedor de Tapes (Foto: Prefeitura Municipal)
Siga o SEBRAE RS
Notícias
25 de Março de 2026Projeto Xis lança no dia 30 iniciativa para qualificar a gestão de lanchonetes em Santa Maria; inscrições já estão abertas
SAIBA MAIS24 de Março de 2026
Seminário Regional de Turismo Rural será realizado em Tupanciretã no dia 25 de março
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.