Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei CREDITO Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Mais qualidade para os consumidores da uva e do vinho

Programa Alimentos Seguros qualificou 91 vinícolas e 700 propriedades rurais no Estado

11/06/18

Da Redação

COMPARTILHE

A cadeia gaúcha da uva e do vinho está ganhando qualidade e conquistando cada vez mais reconhecimento no Brasil e no exterior. Uma das ações que faz diferença nesse mercado é o Programa Alimentos Seguro (PAS) Uva, que está estimulando as boas práticas nos vinhedos e nas vinícolas. A iniciativa integra um conjunto de atividades realizadas por diversas organizações parceiras como Sebrae RS, Senar RS e Senai RS, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e com a Embrapa Uva e Vinho. O PAS Uva – Boas Práticas Agrícolas já qualificou 700 produtores de uva para processamento. E o PAS Uva – Boas Práticas de Elaboração foi implantado por 91 vinícolas. Recentemente, mais 23 produtores de uva para processamento e 14 vinícolas da Serra Gaúcha participantes do Projeto de Vitivinicultura do Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar-RS, Sebrae RS) receberam a declaração do PAS UVA.

Mais qualidade para os consumidores da uva e do vinho

A gestora de projetos do Sebrae RS, Angélica Brandalise, explica que o programa é uma importante ferramenta para promover a melhoria do produto entregue ao mercado, dando sustentação à capacitação da cadeia produtiva, além de auxiliar as empresas a se adequarem à legislação. Ao longo das atividades são abordados temas como a correta localização e implantação do parreiral, manejo de água, uso e armazenamento de agroquímicos, segurança do trabalhador, produção da uva, colheita e transporte. O objetivo do PAS Uva é qualificar toda a cadeia produtiva, por isso existe a preocupação em promover as boas práticas agrícolas, em capacitações que envolvem visitas, aulas teóricas e auditorias, entre outras ações, em uma agenda de 10 meses. Também no PAS – Boas Práticas de Elaboração essas etapas são desenvolvidas com um trabalho elaborado ao longo de nove meses. 

Maior segurança aos produtos

A Vinícola Tonini, de Farroupilha, é uma das que recebeu a declaração de implantação do Programa PAS Uva – Boas Práticas Agrícolas e está concluindo a implantação do módulo de Boas Práticas de Elaboração. A pequena empresa familiar, que nasceu na década de 80, confirma a importância dessa conquista. “Alguns que trabalham com volumes maiores já estão pedindo essa certificação”, conta Fernanda Tonini, enóloga e uma das sócias da vinícola.

Com as boas práticas, a empresa está conseguindo garantir maior segurança para seus produtos, como vinhos de mesa e finos, sucos de uva e espumantes e já projeta novas ações. “Queremos fortalecer os itens de marca própria, além da venda a granel. Além disso, a meta é trazer o consumidor mais para perto da vinícola e já estamos desenvolvendo ações de enoturismo, como visitação aos parreirais e café colonial”, informa.

A vinícola quer ajudar ainda a levar qualidade para toda a cadeia. Fernanda conta que está tentando estimular seus fornecedores a aderir ao Programa Alimento Seguro (PAS). “No início, eles são resistentes, mas aos poucos percebem que mais cuidado no plantio e práticas como o caderno de campo podem auxiliar na qualidade e na conquista do mercado”, reconhece.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Dezembro de 2018

Hospital de Clínicas abre as portas para MPEs e MEIs

SAIBA MAIS

 

07 de Dezembro de 2018

A volta por cima de Bruna Dariva a frente da Niara Laticínios Artesanais

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:11

Palestra on-line mostra como atrair o consumidor moderno

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:12

Palestra foca no mercado fornecedor para complexo hospitalar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: