Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito Sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Menos burocracia e mais empreendedorismo em Cachoeira do Sul

atualizado em: 17/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Diretor-superintendente do SEBRAE/RS e o prefeito Neiron Viegas formalizaram a implementação da Redesimples no município

Da Redação

O Superintendente do SEBRAE/RS (primeiro à dir.) e o prefeito Neiron Viegas formalizaram a implementação da Redesimples (Foto: Celso Elesbão)

Cachoeira do Sul – Desde o início do mês de novembro o processo de abertura e formalização de empresas no município de Cachoeira do Sul passou a ficar mais ágil e menos burocrático, graças à implementação da Redesimples – Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Na noite dessa quarta-feira, 16 de novembro, o superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, e o prefeito Neiron Viegas estiveram reunidos para formalizar esta importante iniciativa em solenidade realizada na sede do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas). Também participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, Homero Tatsch, o presidente do Sindilojas Vale do Jacuí, Jaucílio Lopes Domingues, a gerente da Regional Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein, e a gerente de Comunicação do SEBRAE/RS, Luciana Bueno.

“Implementar a Redesimples é um grande avanço que a administração municipal promove na cidade, na medida em que estimula o empreendedorismo produtivo, aquele em que todos saem ganhando, empresas e sociedade”, disse Derly Fialho durante seu pronunciamento. Conforme o dirigente, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) lançarão, em breve, o Junta Digital, que possibilitará aos empreendedores de todo o Estado realizar os serviços de registro de atos empresariais pela internet. “Esta ação traz benefícios ainda para a administração pública, com a redução de custos de papel. Desde 2009, todos os novos processos já saem digitalizados. Do total de documentos em acervo físico da Jucergs – 24 milhões -, 9 milhões já foram colocados em ambiente digital. A expectativa é finalizar esse trabalho até dezembro de 2018”, acrescentou. O Prefeito Viegas aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho realizado pelo SEBRAE/RS na implementação da Redesimples. “A equipe foi incansável neste processo, juntamente com os colaboradores da prefeitura e outras entidades”.

Conforme explica o técnico de Políticas Públicas da Regional Vales do Taquari e Rio Pardo do SEBRAE/RS, Alexandre Schmitt, os primeiros passos para a implementação da Rede iniciaram-se no início de 2016. “A ideia é manter o tempo de liberação dos alvarás para empresas de baixo risco previsto no plano da Redesimples, que é de cinco dias úteis”. Schmitt ressalta que “houve uma redução de 23 etapas para 11, uma das medidas que possibilitou chegar a esse prazo”, conta. Além disso, anteriormente, todas as empresas, independentemente do seu grau de risco, precisavam passar por vistorias prévias. A partir de agora, apenas aquelas que tiverem classificação de alto grau de risco terão que submeter-se a esses processos.

A Redesimples entrou em funcionamento em Cachoeira do Sul no dia 11 de novembro. Os empreendedores que desejarem informações adicionais e solicitar a formalização devem se dirigir à sede do Sindilojas (Rua Saldanha Marinho, 1156, no Centro).

Redesimples no Vale do Taquari e Rio Pardo
A Redesimples está presente em oito municípios da Região: Cachoeira do Sul, Estrela, Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Encantado, Taquari e Encruzilhada do Sul. Outros três estão em processo de viabilização: Vera Cruz e Arroio do Meio (com lançamento ainda para o mês de novembro) e Teutônia, prevista para operar em 2017. Com a implementação de Cachoeira do Sul, Vera Cruz e Arroio do Meio até o final de 2016, serão atingidas 37.386 MPEs, 70% dos empreendimentos desse porte da região.

Sobre a Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007.

Benefícios para o município

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, a partir do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia com a modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: