Mais buscados: mEI credito Sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
Os pequenos negócios participantes do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha, promovido pelo Sebrae/RS, descobriram a receita para se manterem ou até crescerem na crise. Reduzir custos, mas sem abrir mão da qualidade. Criado em abril de 2017, o projeto estimulou a melhoria de gestão dos 50 empreendimentos participantes e trouxe resultados significativos. A iniciativa ainda tem vagas disponíveis para este ano e as inscrições ou informações podem ser solicitadas pelos telefones (54) 3290-4721 ou (54) 99905-3800 ou ainda pelo email gustavoar@sebrae-rs.com.br.
O projeto funciona a partir de três cidades: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. As empresas que integram as atividades têm acesso a cursos, consultorias, visitas técnicas e também participam de feiras e eventos nacionais e internacionais, como Mesa ao Vivo São Paulo e a NRA, em Chicago, uma das mais importantes ações mundiais do segmento de alimentação.
O gestor do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha pelo Sebrae/RS, Gustavo Angelo Rech, relata que uma das principais conquistas foi a redução do Custo por Mercadoria Vendida (CMV) e a adequação ao novo modelo de negócios dos serviços de alimentação. “Conseguimos reduzir de 38% para 35% neste ano o impacto do CMV no resultado das empresas”, destaca. Outro dado relevante é a redução do desperdício. “Aumentamos o nível de eficiência geral, passando de 54,5% para 81,8% de aproveitamento do que é produzido”, exemplifica.
O Restaurante Colosseo, de Gramado, é um dos participantes que mostra os resultados da boa gestão. A casa especializada em fondue existe há 20 anos, mas evoluiu significativamente com a participação no Polo Gastronômico da Serra Gaúcha. “Antes, não havia controles financeiros, indicadores. Os cálculos e previsões eram no chutômetro”, reconhece Idacir Cardoso, um dos sócios. Agora, a empresa tem uma gestão mais qualificada, que monitora melhor seus números e conseguiu até reduzir custos. “Participamos de rodadas de negócios e compramos morangos orgânicos diretamente de um produtor local. Com isso, economizamos 40% com produtos melhores e mais frescos”, revela.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.