Mais buscados: Mei credito sei Boas práticas CONSULTORIA
Da Redação
O ano de 2022 confirmou uma temporada desafiadora para o mercado de alimentos e bebidas. Apesar de oportunidades pontuais como a Copa do Mundo, o calendário não deu trégua, seja com o cenário de guerra internacional, instabilidade política nacional ou o cenário de recessão econômica que ainda afeta boa parte dos consumidores. Com a sinalização de um crescimento discreto para o ano que se avizinha, o planejamento estratégico e a busca permanente por soluções inovadoras e de valor agregado nunca se fizeram mais oportunos. Para os pequenos negócios que prestam esse importante serviço, a hora de se preparar é agora.
Outrora visto como uma estrutura rígida, o planejamento de um pequeno empreendimento pode e deve ser encarado como algo vivo, flexível, até sazonal. Se o ambiente, os hábitos ou as demandas de consumo mudam, é preciso se adaptar. E rápido.
Análises com revisões de curto prazo devem ser priorizadas e as ações corretivas, realizadas com agilidade conforme os impactos dos acontecimentos. O comportamento e as necessidades dos consumidores acompanhadas com pesquisas, avaliações e comentários dos clientes. Independentemente da forma de obtê-la, é a informação que permite eventuais correções de rota, o ajuste e o desenvolvimento de novos cardápios e promoções. Embora a alimentação seja um setor que jamais será substituído por uma experiência que não a física, a presença digital como negócio é de suma importância. Quem optar por não marcar sua presença, verá seu concorrente o fazendo.
Até chegar ao consumidor, alimentos e bebidas carregam não somente sabores e nutrientes, mas também uma boa dose de planejamento. Trata-se, aliás, de dois grandes aprendizados dos próprios empreendedores gaúchos nos últimos anos. Quem se manteve competitivo mesmo com as adversidades históricas causadas recentemente, tem resiliência o suficiente para seguir em frente e crescer. Em 2023, com desafios e oportunidades, a mesa está posta.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
28 de Novembro de 2024Três iniciativas gaúchas são finalistas do Desafio Liga Jovem Sebrae
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.