Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI crédito MEI consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Mercado do Queijo em debate no Salão do Empreendedor

Trio de profissionais discutiram possíveis estratégias em painel realizado na Arena do Conhecimento

01/09/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Produção com matéria-prima de qualidade e marketing precisam andar juntas, de acordo com Renata De Paoli, da Curadoria do Queijo (Minas Gerais), Eduardo Almeida, do Rancho das Cabras (Taquara) e Daniel Cichelero, da Granja Cichelero (Carlos Barbosa). O trio participou do painel Mercado do Queijo na manhã de quinta-feira, 31 de agosto, no Salão do Empreendedor.

É preciso fazer uma seleção genética dos animais para que o leite seja de alta qualidade (Foto: Giovani Vieira)

No Estado, segundo o IBGE, foram produzidos mais de 12 milhões de litros de leite por dia em 2015, totalizando 4,68 bilhões de litros no ano. Segundo Daniel Cichelero, produtor de queijo em Carlos Barbosa, o cuidado com a matéria-prima é fundamental para que esses números continuem crescendo. “É preciso fazer uma seleção genética dos animais para que o leite seja de alta qualidade”, afirma. “A agricultura familiar precisa investir nesse ponto. ” Na propriedade de Cichelero são produzidos seis tipos de queijos temperados, além dos tipos minas frescal, coalho, parmesão, prato e ricota, que é produzida por meio do soro do leite e pode ser encontrada também temperada.

Tido como vilão por muitos, o marketing foi uma das pautas do painel. Renata de Paoli, da Curadoria do Queijo de Minas Gerais, apresentou, em uma fala dinâmica e simples, alguns pontos importantes para que o marketing se torne o grande parceiro dos produtores. “O próprio processo de maturação utilizado já pode ser uma ótima estratégia de marketing. Não existe caro ou barato. Existe má estratégia”, ressalta. Inovação, autenticidade, tecnologia e sustentabilidade são alguns pontos que podem fazer a diferença na hora de ofertar o produto. Ao ser questionada sobre a produção de queijo colonial no Estado e como podemos utilizar os processos de Mina Gerais como exemplo, Renata sugere: “Espelhem-se nos erros que Minas Gerais cometeu, para que não ocorram por aqui, e estudem mais o queijo colonial.”

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Maio de 2018

Pequenos negócios vendem mais de R$ 5 milhões na SICC

SAIBA MAIS

 

25 de Maio de 2018

O Rio Grande do Sul na vitrine da Fenadoce

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 25/05/2018 11:13

Especial SEBRAE-RS: O Guia Definitivo do MEI

Sebrae RS Podcast 24/05/2018 11:38

Fique atento aos erros comuns na hora da declaração anual do MEI

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: