Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Metodologia desenvolvida no RS para REDESIM é referência no Brasil

atualizado em: 01/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Modelo aplicado no Estado será apresentado ao SEBRAE Nacional e a representantes das Juntas Comercias e do Departamento de Registro Empresarial e Integração

Da Redação

Porto Alegre – Importante passo para a desburocratização do processo de registro e licenciamento de empresas, o modelo da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização das Empresas e Negócios (REDESIM), adotado a partir de uma parceira entre o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), pode servir de referência para o Brasil. Na sexta-feira, 3 de julho, uma missão técnica virá ao Estado. Representantes do SEBRAE Nacional e das unidades do SEBRAE e da Juntas Comerciais de Mato Grosso do Sul e de Tocantins, além do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) da Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, órgão responsável pelas juntas comerciais de todo o País, estarão no Rio Grande do Sul para conhecer a metodologia de aplicação da REDESIM nos municípios.

A gestora estadual do projeto da REDESIM pelo SEBRAE/RS, Janaína Zago Medeiros, conta que o interesse partiu do próprio departamento. “Vários Estados já utilizam o sistema Integrar, mas há interesse em conhecer o modelo que desenvolvemos para instalar a REDESIM nos municípios, pela agilidade na implantação e pela integração dos diversos órgãos envolvidos neste trabalho”, explica. A estimativa é de que, até o final deste ano, 30 novos municípios gaúchos devem iniciar esse trabalho de desburocratização dos seus processos.

A metodologia implantada no Rio Grande do Sul será apresentada, em Porto Alegre, pela Jucergs e também pelo SEBRAE/RS à comitiva que visitará o Estado. Após a apresentação, a delegação irá até Garibaldi, na Serra Gaúcha, para conhecer um pouco da experiência do município neste trabalho, que teve destaque pela agilidade e comprometimento das instituições participantes.

A REDESIM tem como objetivo tornar mais eficiente e eficaz o processo de registro e licenciamento de pessoas jurídicas. A iniciativa prevê ainda uma entrada única de dados, por meio de um sistema integrador e de documentos, evitando que o empresário circule em diversos órgãos para encaminhar a sua formalização.

A implementação da REDESIM é um processo rápido, realizado em apenas dois meses. “A primeira etapa é de sensibilização. Depois, é promovido um workshop de imersão no tema com todas as secretarias e órgãos envolvidos, com duração de 12 horas. A terceira etapa prevê uma consultoria de processo e de tecnologia da informação. Após esse trabalho, podemos fazer a integração do município à Junta Comercial”, detalha Janaína, do SEBRAE/RS.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

09 de Setembro de 2024

Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

 

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: