Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI sei credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Micro empresas e de pequeno porte representam 68,8% dos fornecedores em Campo Bom

Levantamento faz parte do eixo de Compras Públicas do Cidade Empreendedora no município e mapeou a situação de quem presta serviços à prefeitura

atualizado em: 30/04/21

Da Redação

COMPARTILHE

O município de Campo Bom realizou recentemente uma pesquisa para mapear o perfil dos fornecedores e não fornecedores, aqueles que prestam serviços diretamente à prefeitura. O levantamento apontou que, entre os fornecedores, 25% são Empresas de Pequeno Porte (EPPs), 43,8% são Microempresas (ME) e 12,5% são Microempreendedores Individuais (MEI), e 18,7% de outros portes. A iniciativa é parte do Eixo de Compras Públicas, do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS, e pretende aumentar a participação dessas MPEs locais nas compras do município.

“Vamos analisar esses resultados em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae, e então poderemos definir ações para termos mais assertividade na escolha de nichos onde exista mercado local para absorver esta demanda. Nossa meta sempre vai ser trazer as micro e pequenas empresas para mais perto e incluí-las como nossas fornecedoras”, destaca o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

Quanto ao segmento de atuação destes fornecedores, a pesquisa mostrou que 25% atuam em comércio e 87,5% atuam em serviços. Além disso, 12,5% são de indústrias. Não foram constatadas empresas ou empreendedores rurais. E 56,3% dos empreendedores que atendem a prefeitura de Campo Bom se dizem satisfeitos com quantitativos e descrição dos serviços.  Nas questões abordadas na pesquisa com relação ao relacionamento com o gestor do contrato, mais de 56% das respostas indicaram como “muito satisfeitos”. Já no setor de entregas e relacionamento com o setor de pagamento, 43,8% estão muito satisfeitos.

A partir do levantamento, a prefeitura pretende realizar ações de incentivo ao cadastramento de MEI’s como Fornecedores, de Empresa ou Empreendedor Rural, a participação das MPE’s em licitações da prefeitura. Também realizará workshops para instruir os empreendedores locais quanto aos benefícios de vender para entidades públicas e fornecerá apoio para as entidades locais divulgarem as licitações para MPEs.

Perfil dos Não Fornecedores locais

A pesquisa também revelou as características dos não fornecedores de Campo Bom: 66,7% são Microempresas (ME), 22,2% de Microempreendedores Individuais (MEI) e 11,1% são Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Dessas, 44,4% atuam no comércio, 77,8% no setor de serviços e 11,1% são da indústria. Além disso, 11,1% nunca participaram de licitações e 88,9% já participaram de licitações. A próxima etapa será aumentar a participação dessas MPEs locais nas compras do município.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Agosto de 2022

Cachaçaria orgânica da Serra Gaúcha completa 20 anos em franco crescimento

SAIBA MAIS

 

12 de Agosto de 2022

Farroupilha realiza semana de formação em Educação Empreendedora para mais de 500 professores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: