Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI CREDITO consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Micro empresas e de pequeno porte representam 68,8% dos fornecedores em Campo Bom

Levantamento faz parte do eixo de Compras Públicas do Cidade Empreendedora no município e mapeou a situação de quem presta serviços à prefeitura

atualizado em: 30/04/21

Da Redação

COMPARTILHE

O município de Campo Bom realizou recentemente uma pesquisa para mapear o perfil dos fornecedores e não fornecedores, aqueles que prestam serviços diretamente à prefeitura. O levantamento apontou que, entre os fornecedores, 25% são Empresas de Pequeno Porte (EPPs), 43,8% são Microempresas (ME) e 12,5% são Microempreendedores Individuais (MEI), e 18,7% de outros portes. A iniciativa é parte do Eixo de Compras Públicas, do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS, e pretende aumentar a participação dessas MPEs locais nas compras do município.

“Vamos analisar esses resultados em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae, e então poderemos definir ações para termos mais assertividade na escolha de nichos onde exista mercado local para absorver esta demanda. Nossa meta sempre vai ser trazer as micro e pequenas empresas para mais perto e incluí-las como nossas fornecedoras”, destaca o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

Quanto ao segmento de atuação destes fornecedores, a pesquisa mostrou que 25% atuam em comércio e 87,5% atuam em serviços. Além disso, 12,5% são de indústrias. Não foram constatadas empresas ou empreendedores rurais. E 56,3% dos empreendedores que atendem a prefeitura de Campo Bom se dizem satisfeitos com quantitativos e descrição dos serviços.  Nas questões abordadas na pesquisa com relação ao relacionamento com o gestor do contrato, mais de 56% das respostas indicaram como “muito satisfeitos”. Já no setor de entregas e relacionamento com o setor de pagamento, 43,8% estão muito satisfeitos.

A partir do levantamento, a prefeitura pretende realizar ações de incentivo ao cadastramento de MEI’s como Fornecedores, de Empresa ou Empreendedor Rural, a participação das MPE’s em licitações da prefeitura. Também realizará workshops para instruir os empreendedores locais quanto aos benefícios de vender para entidades públicas e fornecerá apoio para as entidades locais divulgarem as licitações para MPEs.

Perfil dos Não Fornecedores locais

A pesquisa também revelou as características dos não fornecedores de Campo Bom: 66,7% são Microempresas (ME), 22,2% de Microempreendedores Individuais (MEI) e 11,1% são Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Dessas, 44,4% atuam no comércio, 77,8% no setor de serviços e 11,1% são da indústria. Além disso, 11,1% nunca participaram de licitações e 88,9% já participaram de licitações. A próxima etapa será aumentar a participação dessas MPEs locais nas compras do município.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Maio de 2021

Compradores de grande porte estarão na Rodada de Negócios dos setores calçadista e têxtil

SAIBA MAIS

 

07 de Maio de 2021

Desafios da aprendizagem são tema da Live CER com Você, Professor! no dia 10

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: