Mais buscados: MeI crEdito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
O município de Campo Bom realizou recentemente uma pesquisa para mapear o perfil dos fornecedores e não fornecedores, aqueles que prestam serviços diretamente à prefeitura. O levantamento apontou que, entre os fornecedores, 25% são Empresas de Pequeno Porte (EPPs), 43,8% são Microempresas (ME) e 12,5% são Microempreendedores Individuais (MEI), e 18,7% de outros portes. A iniciativa é parte do Eixo de Compras Públicas, do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS, e pretende aumentar a participação dessas MPEs locais nas compras do município.
“Vamos analisar esses resultados em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae, e então poderemos definir ações para termos mais assertividade na escolha de nichos onde exista mercado local para absorver esta demanda. Nossa meta sempre vai ser trazer as micro e pequenas empresas para mais perto e incluí-las como nossas fornecedoras”, destaca o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.
Quanto ao segmento de atuação destes fornecedores, a pesquisa mostrou que 25% atuam em comércio e 87,5% atuam em serviços. Além disso, 12,5% são de indústrias. Não foram constatadas empresas ou empreendedores rurais. E 56,3% dos empreendedores que atendem a prefeitura de Campo Bom se dizem satisfeitos com quantitativos e descrição dos serviços. Nas questões abordadas na pesquisa com relação ao relacionamento com o gestor do contrato, mais de 56% das respostas indicaram como “muito satisfeitos”. Já no setor de entregas e relacionamento com o setor de pagamento, 43,8% estão muito satisfeitos.
A partir do levantamento, a prefeitura pretende realizar ações de incentivo ao cadastramento de MEI’s como Fornecedores, de Empresa ou Empreendedor Rural, a participação das MPE’s em licitações da prefeitura. Também realizará workshops para instruir os empreendedores locais quanto aos benefícios de vender para entidades públicas e fornecerá apoio para as entidades locais divulgarem as licitações para MPEs.
Perfil dos Não Fornecedores locais
A pesquisa também revelou as características dos não fornecedores de Campo Bom: 66,7% são Microempresas (ME), 22,2% de Microempreendedores Individuais (MEI) e 11,1% são Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Dessas, 44,4% atuam no comércio, 77,8% no setor de serviços e 11,1% são da indústria. Além disso, 11,1% nunca participaram de licitações e 88,9% já participaram de licitações. A próxima etapa será aumentar a participação dessas MPEs locais nas compras do município.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.