Mais buscados: mei crEdito sei BOAS PRATICAS Consultoria
Da Redação
Stavanger – Os primeiros dias de realização da Feira ONS (Offshore Northern Seas), em Stavanger, na Noruega, está gerando insumos importantes para o grupo gaúcho que dela participa. Promovida pela Fiergs, por meio do Centro Internacional de Negócios e do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore, com apoio da Unidade de Atendimento da Apex-Brasil no Rio Grande do Sul, a missão integrada por 80 pessoas de oito estados brasileiros, busca promover o intercâmbio tecnológico entre empresas brasileiras e estrangeiras do segmento.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o diretor Técnico da entidade, Marco Kappel Ribeiro, e o técnico da gerência setorial da Indústria Luis Guilherme Menezes integram o grupo gaúcho que está na “capital norueguesa do petróleo”. “Já tivemos a oportunidade de realizar visitas técnicas que estão ampliando o nosso horizonte em relação ao setor do petróleo, gás e energia”, avalia o presidente. Os representantes do Sebrae/RS visitaram, no Cluster de Alesund, o Centro de Ciência da Indústria Naval (NCE Maritime). Foram recebidos pelo CEO Per Erik Dalen, que explicou que Alesund é o mais importante cluster norueguês no campo das tecnologias marítimas. “Aqui se concentram 200 companhias do setor, além de instituições financeiras e o centro de simulação offshore. Foi uma oportunidade interessante de trocar experiências e, ainda, podermos apresentar o segmento naval e portuário do Rio Grande do Sul”, destaca Vitor Koch.
Os gaúchos ainda visitaram a empresa Jets, que produz sistemas de sanitário à vácuo para a indústria naval e grandes empreendimentos, e o estaleiro Kleven Maritime, produtor de navios de suporte, responsáveis pelo transporte de equipamentos e suprimentos para as plataformas de petróleo norueguesas. A Jets já atua no Brasil, fornecendo o sistema de sanitário à vácuo para o estádio do Castelão em Fortaleza, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.
“Pelo que estamos tendo a oportunidade de observar, a ONS é uma feira que se encaixa nas características das micro e pequenas empresas gaúchas e pode receber uma missão de dirigentes de empreendimentos de pequeno porte do setor em sua próxima edição, em 2014”, afirma o presidente Vitor. Segundo ele, “a idéia é colocar o evento no edital de feiras internacionais promovido pelo Sebrae/RS, buscando ampliar a inserção competitiva, sustentável e independente das micro e pequenas empresas do Estado no mercado internacional do setor do petróleo, gás e energia”.
O Sebrae/RS trabalha, atualmente, com três projetos de adensamento da cadeia produtiva do Petróleo, Gás e Energia: na Serra Gaúcha, na zona Sul do Estado e na região Metropolitana, o que totaliza 270 empresas atendidas. É uma ação que insere, de forma competitiva e sustentável as micro e pequenas empresas na cadeia do Petróleo, Gás e Energia, objetivando adequar a base de fornecedores ao que os investidores necessitam e estimular processos locais de desenvolvimento.
A cidade norueguesa de Stavanger é um importante centro para o desenvolvimento técnico e de pesquisa relacionado a petróleo. A Feira ONS ocorre desde 1974, a cada dois anos, na mesma cidade, e atrai mais de 1.350 expositores, em 18 pavilhões de países, e quase 50 mil visitantes de todo o mundo.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.