Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crEdito sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Missão técnica do SEBRAE Nacional e de Rondônia conhece a REDESIM gaúcha

atualizado em: 18/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Grupo de profissionais realiza visitas técnicas à Junta Comercial, ao SEBRAE/RS e aos municípios de Guaíba e Nova Santa Rita

Da Redação

A gestora da Redesim no RS, Janaina Zago (terceira à dir.), recebeu os colegas de Rondônia e Brasília (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – O SEBRAE/RS tem conquistado destaque no cenário nacional pela ação intensiva com que trabalha o estímulo à desburocratização do processo de registro e licenciamento de empresas. Por meio de uma metodologia própria e da parceria com a Junta Comercial do Estado (Jucergs), a instituição já possui bons resultados referentes à adesão de municípios à Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e Legalização das Empresas e Negócios (REDESIM). Para conhecer de perto como funciona, uma missão técnica do SEBRAE de Rondônia e profissionais do SEBRAE Nacional chegou ao Estado nesta semana.

A gestora estadual do projeto da REDESIM pelo SEBRAE/RS, Janaína Zago Medeiros, observa que na programação para os dias de visita foram incluídas, além da visualização do sistema na Junta Comercial, reuniões de esclarecimento no próprio SEBRAE gaúcho e recepção em dois municípios que já estão integrados: Guaíba e Nova Santa Rita nesta terça-feira. “Rondônia utiliza o mesmo sistema integrador que o Rio Grande do Sul. Agora vão iniciar o trabalho de implantação nos municípios e vieram conhecer a nossa metodologia”, complementa. Tanto em Guaíba quanto em Nova Santa Rita, os visitantes foram recepcionados na Sala do Empreendedor, local onde a comunidade busca as informações e serviços para formalização de micro e pequenos negócios, bem como o registro de Microempreendedor Individual.

O modelo usado na REDESIM, no Rio Grande do Sul, foi desenvolvido com os atributos de agilidade na implantação pelos municípios e pela integração dos diferentes órgãos envolvidos em licenciamentos de empresas. “Hoje, o Estado já conta com seis municípios integrados e a estimativa é de que, até o final deste ano, seja um total de 22”, salienta Janaina.

Para o presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Paulo Mazzardo, a REDESIM padroniza as melhores práticas na implantação do sistema e possibilita o aprendizado para acelerar a simplificação do registro e legalização das empresas. “O objetivo é estimular, cada vez mais, a criação de um ambiente de negócios mais favorável ao empreendedorismo, para trazer novos investimentos e ajudar o desenvolvimento do Estado e do País”, informa.

A REDESIM prevê ainda uma entrada única de dados, por meio de um sistema integrador e de documentos, evitando que o empresário circule em diversos órgãos para encaminhar a sua formalização. “Essas boas práticas do nosso modelo é que os colegas do SEBRAE/RO buscam conhecer para ampliar a atuação nos municípios”, diz a gestora gaúcha.

A integração à REDESIM é um processo rápido, realizado em apenas dois meses. “A primeira etapa é de sensibilização. Depois, é promovido um workshop de imersão no tema com todas as secretarias e órgãos envolvidos, com duração de 12 horas. A terceira etapa prevê uma consultoria de processo e de tecnologia da informação. Após esse trabalho, podemos fazer a integração do município à Junta Comercial”, detalha Janaína, do SEBRAE/RS.

Entenda melhor a REDESIM

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

09 de Setembro de 2024

Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora

SAIBA MAIS

 

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: