Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI Credito consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Missão técnica levará gaúchos para conhecer a produção de leite no Uruguai

23/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa do Programa Juntos para Competir irá proporcionar aos produtores vivências nas propriedades locais

Da Redação

Gaúchos conhecerão a produção leiteira do país vizinho (Foto: Banco de Imagens)

Uruguai – Uma missão técnica vai levar produtores de leite da região Norte do Estado para conhecer o trabalho de propriedades referência no Uruguai. Entre os dias 26 e 29 de outubro, a comitiva com 30 produtores irá visitar, também, agroindústrias locais. A ação é viabilizada pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) e faz parte das atividades do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA Alto Uruguai).

O objetivo da missão, conforme explica o técnico da Regional Norte do SEBRAE/RS Ronaldo Dario Kloeckner é promover a difusão de tecnologias produtivas capazes de viabilizar o crescimento sustentado dos sistemas leiteiros. “O Uruguai é conhecido mundialmente na produção de leite, então é importante que os participantes possam conhecer, especialmente, a gestão de qualidade e aprimorar os seus processos”, detalha.

Através de um roteiro que compreende propriedades rurais consideradas referência na produção de leite e também agroindústrias, os empreendedores gaúchos terão a oportunidade de conferir na prática técnicas de manejo consolidadas no sistema produtivo daquele país. “Com isso queremos promover a melhoria do gerenciamento técnico. Trabalhar questões como a alimentação dos animais, aumentando a pastagem, diminui custos que resultam em melhor qualidade”, destaca o técnico.

O agricultor Jandir Sprandel, de Cristal do Sul, começou a trabalhar neste segmento quando o projeto PISA iniciou as atividades na região, em 2013. Ainda em processo de aprendizagem, ele já destaca a importância das ferramentas aplicadas nesse tempo de acompanhamento. “Não apenas eu, que passei a conhecer melhor a produção de leite, mas todos os envolvidos observaram um grande desenvolvimento das atividades”, afirma.

Em sua propriedade, que conta com seis animais, foi possível modificar o sistema de alimentação, focando mais na pastagem do que em ração e silagem, o que resultou em uma grande diminuição de custos. A produção hoje alcança 20 litros/dia. “A missão vai ser fundamental para reforçar a importância de investir em ações que possam economizar dinheiro e aprimorar cada vez mais a qualidade”, ressalta o produtor.

O supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na região, Diego da Silva Coimbra, destaca que a produção no Uruguai é diretamente influenciada pela Nova Zelândia, maior referência do setor. “Essa questão da pastagem é cuidadosamente desenvolvida por lá. É a base da produção de leite barata com qualidade, e é isso que queremos que eles vejam”, explica, sobre a missão. No Uruguai, conforme relata, há o desenvolvimento de até quatro tipos de vegetação no pasto, conferindo uma qualidade de alimentação muito rica. “Eles já absorveram muito bem o que aprenderam ao longo do projeto, essa missão irá pontuar uma questão que trabalhamos com empenho”, finaliza Coimbra.

Programação

  • 26/10

17h – Saída dos ônibus Rodeio Bonito (município concentrador)
Roteiro de ida: Rodeio Bonito – Cristal do Sul – Seberi – Santa Maria – Rosário do Sul – Livramento – Rivera – Tacuarembó – Durazno – Trinidad – Campagna

  • 27/10

8h – Chegada no Uruguai
9h – Visita à propriedade rural (Fazenda de Recria El Resguardo, Campagna, Uruguai – recria de terneiras, sistema intensivo de utilização de pastagem)
12h – Almoço
14h – Visita à INIA La Estanzuela – Produção de leite a pasto, manejo intensivo de pastagens (adubação).
19h – Pernoite Colônia del Sacramento

  • 28/10

8h – Visita à agroindústria CALCAR – Carmelo Agroindústria de beneficiamento de leite e seus derivados
12h – Almoço
14h – Visita a Projeto Água e Leche (San José de Mayo) – Projeto envolvendo pequenos produtores de leite, com sistema intensivo de utilização de pastagens
19h – Pernoite – Montevideu

  • 29/10

9h – Visita a tambo de leite da NZFSU (Florida Sistema de manejo da ordenha e qualidade do leite)
12h – Almoço
13h – Retorno para Brasil

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Agosto de 2018

Arena da Inovação: primeira vez no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2018

Sebrae RS promove palestra online sobre investidor anjo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 17:52

Arena de Inovação leva startups do agronegócio para a Expointer

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 14:45

Série Gestão – Finanças

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: