Mais buscados: MEI crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
O mercado de moda do Estado conta com três novas marcas que ultrapassam, não apenas as divisas do RS, mas a fronteira do País, chegando ao comércio norte-americano. A partir do mês de maio, as marcas gaúchas Flaya e Leela 127 chegam às vitrines da loja Brazil Breeze – empresa focada em moda brasileira localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O movimento de exportação de produtos gaúchos para o mercado estadunidense acontece através do projeto Export Insight – iniciativa do Sebrae RS focada no mercado –, que também oportunizou à empresa Birô estar presente no espaço desde o início de abril.
O projeto é uma jornada estratégica e criativa para as empresas que participam de workshops, mentorias e acompanhamento em ações de posicionamento de marca, comunicação, desenvolvimento de produtos e coleções e networking. O processo permite que a marca desenvolva definições de estratégias financeiras e comerciais que permitam a estas empresas atingirem novos mercados. De acordo com a gestora de projetos do Sebrae RS, Daniela Santos Machado, o objetivo é instrumentalizar as empresas em uma comunicação dinâmica, no processo criativo e na gestão estratégica, tangibilizando que a moda vá além dos produtos. “Reforçamos o conceito de imagem, mas também transmitindo valores. Com esse entendimento e compreensão aplicados, várias marcas abriram novos mercados”, comenta.
Daniela também ressalta que a seleção das empresas para estarem na Brasil Breeze é realizada por meio de uma curadoria especializada. Segundo ela, a loja conta com grandes marcas brasileiras, como Farm e Schutz, o que mostra a forma como a empresa aparece para o mercado. “A estratégia de comunicação é extremamente importante e influência na sua escalabilidade, que é tudo o que o projeto se propõe a fazer”, afirma.
Lançada em setembro do ano passado, a Leela 127 – marca especializada em produtos desenvolvidos em tricô de Porto Alegre – participa do Export Insight desde fevereiro deste ano. Segundo a proprietária da empresa, Rafaela Marquete, o objetivo do negócio desde sempre foi atingir o mercado internacional. “A nossa ideia era justamente exportar nossos produtos. Apesar da marca ainda não ter um ano, sempre acreditamos no potencial do negócio. Vamos esperar o resultado dessa parceria para, inclusive, avaliar os próximos passos de exportação da empresa”, conta.
Também presente na loja norte-americana a partir de maio, a empresa Flaya – empresa de moda feminina também de Porto Alegre – também tem participação recente no mercado. À frente do negócio desde 2020, a empresária Letícia Dutra afirma que a iniciativa do Sebrae RS encurtou o caminho para a expansão da marca. “A presença em lojas multimarcas gaúchas já é bem difícil – por ser uma marca autoral e pequena muitos lojistas não têm interesse nem em conhecer o produto. Então, imagine alcançar a presença internacional”, enfatiza.
Criada em 2018, a Birô – atelier de moda feminina – está com os seus produtos expostos na vitrine da Brazil Breeze desde o início de abril. A proprietária da empresa de Novo Hamburgo, Bianca Rodrigues, afirma que é um momento especial para o seu negócio. “O projeto é muito importante para o crescimento da marca, pois possibilita que consigamos nos conectar com pessoas e marcas que sozinhas não alcançaríamos”, conta.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.