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Da Redação
O mercado de moda do Estado conta com três novas marcas que ultrapassam, não apenas as divisas do RS, mas a fronteira do País, chegando ao comércio norte-americano. A partir do mês de maio, as marcas gaúchas Flaya e Leela 127 chegam às vitrines da loja Brazil Breeze – empresa focada em moda brasileira localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O movimento de exportação de produtos gaúchos para o mercado estadunidense acontece através do projeto Export Insight – iniciativa do Sebrae RS focada no mercado –, que também oportunizou à empresa Birô estar presente no espaço desde o início de abril.
O projeto é uma jornada estratégica e criativa para as empresas que participam de workshops, mentorias e acompanhamento em ações de posicionamento de marca, comunicação, desenvolvimento de produtos e coleções e networking. O processo permite que a marca desenvolva definições de estratégias financeiras e comerciais que permitam a estas empresas atingirem novos mercados. De acordo com a gestora de projetos do Sebrae RS, Daniela Santos Machado, o objetivo é instrumentalizar as empresas em uma comunicação dinâmica, no processo criativo e na gestão estratégica, tangibilizando que a moda vá além dos produtos. “Reforçamos o conceito de imagem, mas também transmitindo valores. Com esse entendimento e compreensão aplicados, várias marcas abriram novos mercados”, comenta.
Daniela também ressalta que a seleção das empresas para estarem na Brasil Breeze é realizada por meio de uma curadoria especializada. Segundo ela, a loja conta com grandes marcas brasileiras, como Farm e Schutz, o que mostra a forma como a empresa aparece para o mercado. “A estratégia de comunicação é extremamente importante e influência na sua escalabilidade, que é tudo o que o projeto se propõe a fazer”, afirma.
Lançada em setembro do ano passado, a Leela 127 – marca especializada em produtos desenvolvidos em tricô de Porto Alegre – participa do Export Insight desde fevereiro deste ano. Segundo a proprietária da empresa, Rafaela Marquete, o objetivo do negócio desde sempre foi atingir o mercado internacional. “A nossa ideia era justamente exportar nossos produtos. Apesar da marca ainda não ter um ano, sempre acreditamos no potencial do negócio. Vamos esperar o resultado dessa parceria para, inclusive, avaliar os próximos passos de exportação da empresa”, conta.
Também presente na loja norte-americana a partir de maio, a empresa Flaya – empresa de moda feminina também de Porto Alegre – também tem participação recente no mercado. À frente do negócio desde 2020, a empresária Letícia Dutra afirma que a iniciativa do Sebrae RS encurtou o caminho para a expansão da marca. “A presença em lojas multimarcas gaúchas já é bem difícil – por ser uma marca autoral e pequena muitos lojistas não têm interesse nem em conhecer o produto. Então, imagine alcançar a presença internacional”, enfatiza.
Criada em 2018, a Birô – atelier de moda feminina – está com os seus produtos expostos na vitrine da Brazil Breeze desde o início de abril. A proprietária da empresa de Novo Hamburgo, Bianca Rodrigues, afirma que é um momento especial para o seu negócio. “O projeto é muito importante para o crescimento da marca, pois possibilita que consigamos nos conectar com pessoas e marcas que sozinhas não alcançaríamos”, conta.
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