Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

MPEs gaúchas registram mais de 7 mil empregos em abril

atualizado em: 10/06/13

Da Redação

COMPARTILHE

Número é 2,8 vezes superior em comparação ao que geraram as médias e grandes empresas

Da Redação

O setor de serviços foi o que mais contratou, totalizando 3.104 novos postos de trabalho (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – Os pequenos negócios foram os principais empregadores no Rio Grande do Sul durante o mês abril. Mais de 7 mil pessoas ingressaram no mercado formal de trabalho gerado pelas empresas de micro e pequeno porte – 2,8 vezes a mais do que nas médias e grandes empresas, que registraram um saldo líquido de empregos de 2.073. Os números são do levantamento realizado pelo SEBRAE, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No período, as empresas de Serviços foram as que mais contrataram, totalizando 3.104 novos postos de trabalho. Os segmentos em destaque foram: Comércio e Administração de Imóveis, Serviços de Alojamento, Alimentação e Reparação, Manutenção, Transportes e Comunicações. “O destaque para o setor de serviços tem relação com a alta de consumo, principalmente pela classe C. O aumento da renda per capta do brasileiro dá condições de demanda por mais serviços diferenciados e de qualidade”, analisa o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.

Já os pequenos negócios da Indústria de Transformação registraram o segundo maior saldo na geração de empregos, com 2,2 mil postos ocupados nos segmentos metalúrgico e mecânico. A indústria da Madeira e do Mobiliário, assim como a da Borracha, Couro, Peles e similares também registraram bom desempenho na contração de empregados. O Comércio assumiu a terceira posição na geração de empregos – puxado pelo Comércio Varejista – em seguida aparece a Construção Civil.

Conforme Koch, somente nos quatro primeiros meses de 2013, as micro e pequenas empresas gaúchas admitiram mais de 34 mil funcionários, o que comprova seu papel fundamental na economia do Estado. “Isso mostra a responsabilidade que o SEBRAE/RS tem frente ao preparo dessas empresas para que continuem evoluindo, bem como junto àqueles que pretendem abrir seu próprio negócio”, afirma o presidente.

Em nível nacional, foram gerados 196.913 empregos formais celetistas, com as MPE respondendo pela criação líquida de 140.271 postos de trabalho, enquanto as MGE registraram 52.785 novos postos. A Administração Pública registrou apenas 3.857 empregos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Novembro de 2025

Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)

SAIBA MAIS

 

05 de Novembro de 2025

Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: