Mais buscados: MEI crEdito SEI Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Ibirubá – Quando a administração pública se conscientiza do impacto positivo social e econômico que o empreendedorismo gera nas comunidades, todos ganham. Assim pode ser resumida a atitude com que a prefeitura do município de Ibirubá, na região do Planalto gaúcho, tem se manifestado em favor do desenvolvimento local. A implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas a pouco mais de um ano já é uma realidade. Com o acompanhamento e apoio do SEBRAE/RS, por meio da regional Planalto, além de um espaço dedicado ao atendimento para os pequenos negócios, junto da Secretaria de Indústria e Comércio, hoje, do total licitado no município, 73% são contratações feitas com micro e pequenas empresas.
Além do secretário de Indústria e Comércio, Olindo de Campos, atuam dois agentes de desenvolvimento, formalmente nomeados como AD´s que fazem a interface diária com os empresários locais. São eles, Estevan Scarsi e Luiz Barbosa. Segundo Barbosa, todos os dias há, pelo menos, 10 atendimentos específicos sobre formalização de empresas de micro e pequeno portes e Microempreendedores Individuais (MEIs). “No espaço reservado para os atendimentos, o qual chamamos de Sala do Empreendedor, a movimentação é intensa há alguns meses. Formalizações são os trâmites mais comuns, mas a questão do microcrédito é igualmente solicitada, primeiro com informações, e depois com encaminhamento de documentação”, relata o agente.
Pelo perfil do município, que conta com aproximadamente 20 mil habitantes, o número de micro e pequenas empresas formais ultrapassa 1.500 e mais 500 com perfil de Microempreendedor Individual. “Temos uma grande quantidade de empresas na área de serviços. Nas contratações da prefeitura, a maioria é de MEI dos segmentos de limpeza, mecânica, elétrica e construção civil”, conta Barbosa.
Para o técnico em políticas públicas da regional Planalto do SEBRAE/RS, Patric Cunha Strapazzon, é interessante ressaltar que a cidade de Ibirubá aderiu há pouco tempo aos processos de implantação da Lei Geral. “Foi muito positivo trabalhar as questões da LG no município, pois a prefeitura e seus colaboradores se engajaram e contribuíram com as ações necessárias para garantir a implementação da lei, que garante uma série de benefícios aos empreendedores. Em Ibirubá, por exemplo, os alvarás, no que tange às responsabilidades do município, estão sendo emitidos instantaneamente”, destaca.
Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 196 cidades gaúchas.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.