Mais buscados: Mei CREDITO sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Farroupilha – As ações implementadas pelo município de Farroupilha, que eliminou a burocracia e facilitou os processos para impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento local, foram conhecidas por representantes de 17 cidades gaúchas que realizaram visita à Sala do Empreendedor, na quinta-feira, 13 de abril, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC Farroupilha), na Rua 14 de Julho, 713. Na ocasião, eles foram recebidos pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Cleonir Roque Servenigni.
O SEBRAE RS foi parceiro nesta conquista, desde o início do processo com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A adesão ocorreu em 2015 e desde então o município vem implementando práticas e serviços para apoiar os empreendedores. Farroupilha também se integrou à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples), coordenada em conjunto pelo SEBRAE RS e pela Junta Comercial, Industrial e de Serviços (Jucis) do Estado. E dispõe de uma Sala do Empreendedor, que é um espaço para receber os empresários, prestar atendimentos, facilitar a abertura e encerramento de empresas e esclarecer dúvidas. Além disso, a prefeitura de Farroupilha fez movimentos de aproximação estratégica com empresários locais, com a criação de um comitê permanente de acompanhamento das atividades relativas aos trâmites burocráticos, que une servidores e entidades, como Câmara de Dirigentes Lojistas e Câmara da Indústria e Comércio.
Para o secretário Servenigni, o exemplo mais forte que o município pode transmitir é a capacidade de o administrador unir os objetivos das diferentes secretarias em um interesse em comum, convergindo todos para agilizar o trabalho de abertura das empresas. “Não mais o contribuinte tramitou, mas os documentos com a entrada em um único local, a Sala do Empreendedor, que também uniu os serviços de parceiros como a Junta Comercial e o SEBRAE RS”, observa. O melhor é que a mudança foi feita de forma racionalizada. “Não houve investimentos significativos, mas o fluxo dos processos é que mudou na Prefeitura”, revela o secretário.
O técnico de Políticas Públicas do SEBRAE RS Alexandre Schmitt destaca que com ações como essas o município conseguiu reduzir o tempo de abertura de empresas de 400 dias para 48 horas. “Farroupilha é um case de sucesso em atendimento às empresas, em compras públicas, na Sala do Empreendedor”, destaca.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.