Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei Crédito CONSULTORIA boas práticas

Loading SEBRAE

Notícias

No Dia do Empreendedor sonhar é o primeiro passo para realizar

Proprietário da Voltatec Energia, Guilherme Saraiva, investiu na própria ideia e hoje tem projetos até no exterior

atualizado em: 04/10/19

Da Redação

COMPARTILHE

No Dia do Empreendedor sonhar é o primeiro passo para realizarEmpreender nunca é uma tarefa fácil. Muitas vezes, são anos de planejamento, dando forma a uma ideia para, só depois, tirá-la do papel. Um dos primeiros passos é através da formalização. Por isso, o dia 05 de outubro é a data reservada no calendário para a celebrar o Dia do Empreendedor. Um dia para comemorar, pois o Rio Grande do Sul possui hoje 2,4 milhões de pessoas envolvidas com alguma atividade empreendedora, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Guilherme Saraiva é um desses milhões que investiu na ideia, acreditou no próprio sonho, conseguiu realizar, tornando-se um empreendedor. Em 2016, vendeu o que tinha para morar fora do Brasil. Quando estava para viajar para Austrália, teve a ideia de montar e investir na Voltatec Energia, de Caxias do Sul, especializada em projetos e execução de painéis fotovoltaicos de energia solar. Desistiu da viagem e a empresa passou a ser prioridade na vida.

“Encontrei na energia solar um negócio que me faria feliz. Quando comecei, não existia mercado para consumir este tipo de energia renovável. Eu procurava na internet e não encontrava nenhum material. Fiz um curso em São José, Santa Catarina, para entender mais sobre o assunto. Peguei o cartão de crédito emprestado da minha namorada (hoje esposa) para pagar e convenci dois amigos a irem para praia para eu pegar uma carona”, relembra o empresário.

Como todo empresário, Guilherme teve dificuldades financeiras, o mercado era restrito e ele resolveu entrar em um segmento novo para a época, em que praticamente não havia demandas de trabalho. Hoje, de acordo com uma pesquisa da Aneel sobre o primeiro trimestre de 2019, o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com maior número de sistemas conectados à rede fotovoltaica, com 10.110 conexões.

Ninguém começa sozinho. Desde o início, o Sebrae RS ajudou o empreendedor em sua formalização e com outras dicas e indicações de cursos. Isso porque, justamente na época em que ele estava formulando a ideia da empresa, o Sebrae RS lançou um projeto chamado Energia Mais, coincidentemente para o segmento do Guilherme. O empresário correu atrás e ingressou no projeto. “O Sebrae pegou o Guilherme engenheiro eletricista e o transformou num empresário”, comenta ele, acreditando no projeto.

O gestor de projetos do Sebrae RS, Aldoir Bolzan de Morais, destaca que “o primeiro ponto é ter a proatividade de conversar com pessoas do mercado para levantar os melhores caminhos e não tomar decisões de forma isolada sem pensar. O Guilherme fez muito bem este papel de buscar conhecimento e implementar na prática, como consequência está colhendo ótimos resultados”.

Hoje, a Voltatec conseguiu a marca de mais de 250 projetos de energia instalados em todo o Rio Grande do Sul, com obras nacionais e internacionais, entre elas, uma vinícola na Argentina. O próximo passo que está sendo planejado por ele é franquear a empresa.

 

Sonhar e realizar

O sonho de ser o dono do próprio negócio, gerir seus horários e ter a própria empresa é muito comum. Empreender é o quarto na lista dos principais sonhos dos gaúchos, atrás apenas de comprar a casa própria, viajar por todo o Brasil e comprar um carro. O potencial empreendedor, aquele que manifesta interesse em abrir o próprio negócio no futuro, chega a 25,8%. Em números absolutos, isso representa aproximadamente 2 milhões de pessoas. Os dados são da mais recente pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), maior estudo mundial sobre empreendedorismo, com base nos dados de 2018, que ouviu 2 mil entrevistados, entre 18 a 64 anos e 17 especialistas.

“O interesse em empreender melhorou bastante. Hoje, as pessoas têm diversas opções para ser empresário. Entre elas, o Microempreendedor Individual (MEI), que tem crescido significativamente no Estado. Através dele, é possível fazer testes de mercado, com diversas vantagens e custos menores por se tratar de um formato mais simples”, comenta a coordenadora da pesquisa, do Sebrae RS, Andréia Cristine Gratsch do Nascimento.

Muitas pessoas também veem no empreendedorismo uma nova forma de renda. Abrir a própria empresa é um grande desafio, portanto, precisa ser encarado com responsabilidade. Além disso, a persistência, o planejamento e uma análise de riscos bem executada são fundamentais para o sucesso de qualquer iniciativa no campo do empreendedorismo. Entre as condições necessárias para abrir e manter um negócio no Estado, para os entrevistados pela GEM, 35,3% acredita na pesquisa e desenvolvimento, 35,3% na capacidade empreendedora, 23,5% nas políticas governamentais e 5,9% na abertura de mercado.

O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, destaca que, antes de largar o emprego e investir tudo no negócio, o empreendedor pode tentar atuar com as duas atividades em paralelo: continuar com o emprego formal, testar o negócio e, quando a empresa começar a dar certo, largar o trabalho e se dedicar à nova atividade. Para ele, o segredo está no planejamento, ação necessária e fundamental antes de investir tudo em uma empresa. A famosa “hora certa” depende de cada um, mas que o Dia do Empreendedor sirva de inspiração para quem sonha ser o dono do próprio negócio.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

14 de Novembro de 2019

Sebrae RS e Sicredi assinam convênio para incentivar empreendedorismo

SAIBA MAIS

 

14 de Novembro de 2019

Vinte e sete empresas participam da Estação Moda RS na Feira Zero Grau, em Gramado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:53

Caxias do Sul recebe seminário Junta Digital do Sebrae-RS

Sebrae RS Podcast 14/11/2019 16:48

Sebrae RS terá estande coletivo de moda na feira Zero Grau, em Gramado

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: