Mais buscados: mei CREDITO SEI boas Praticas consultoria
Da Redação
Caxias do Sul – Após ser atendida na Linha da Pequena Empresa, a jovem empreendedora que quer se firmar com uma sorveteria aproveita o inverno para estudar o negócio e abrir definitivamente as portas em setembro. Em menos de 20 dias, os documentos necessários para ela foram fornecidos e a ajuda dos profissionais do SEBRAE/RS e outros parceiros servirá de lição de casa para que tudo dê certo. A história da empresária Jaqueline Visona é um exemplo de como o trabalho pode ser estimulante. Na semana que vem, entre 22 e 26 de junho, a Linha da Pequena Empresa estará no bairro São Leopoldo, no estacionamento do Espaço do Automóvel, avenida Bruno Segalla – Perimetral Sul, 151, das 10h às 17h.
No caso da Jaqueline, a necessidade de trocar os papeis do negócio foi o motivo de sua procura no ônibus da Linha da Pequena Empresa. Ela tinha uma casa de festas infantis, porém com espaço pequeno, e já não conseguia atender aos pedidos que chegavam. “Tive a ideia de trocar o negócio e com alguns contatos consegui garantias para revender os sorvetes da marca Urca, tradicional empresa de Caxias”, conta ela. Como é inverno, os meses de junho, julho e agosto serão uma espécie de tempo de aprendizado. “Vou usar esse tempo para procurar também outros fornecedores, por exemplo, de saladas de frutas e bolo pronto. Minha ideia é vender as coisas prontas, onde o cliente apenas pague e leve”, detalha Jaqueline.
Como os serviços da Linha da Pequena Empresa contemplam também informações do SEBRAE/RS, processos da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), da Viação Santa Tereza (Visate), do Banco do Povo ICC – Serra Operador do Microcrédito e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o projeto da empreendedora da sorveteria ganhará força na medida que conseguirá alvará e outras noções de gestão e finanças. “Como a economia não está muito bem, eu planejo um negócio com os investimentos muito realistas. Não vou me endividar mais do que posso e não vou deixar passar a oportunidade. Podendo apenas revender os produtos, não preciso trabalhar com produção, atendimento de mesas, louças, mobiliário, etc. Minha preocupação está no estoque, qualidade, prazos e agilidade”, acredita a empreendedora.
Na Linha da Pequena Empresa, que percorre vários bairros de Caxias do Sul, o gestor junto ao SEBRAE/RS, Alcir Cardoso Meyer, aponta o diferencial de estar perto das pessoas como o principal estímulo para que os pequenos trabalhos se tornem formalizados e sustentem os projetos pessoais. “Ao longo do tempo, percebemos com os atendimentos que as pessoas desejam empreender porque tiveram experiências ruins como funcionárias de empresas grandes ou porque realmente isso é uma vocação. A questão é que nem sempre se tem informações simples, diretas e a ajuda para abrir um negócio próprio. Na Linha, reunimos uma forma básica de dar assistência para esse tipo de necessidade”, explica Meyer.
Entre os serviços prestados no ônibus da Linha da Pequena Empresa estão os processos para formalização de negócios. Somente nesse serviço, em 2015, foram 267 formalizações de empresas para um total de 1062 atendimentos. Os serviços de informações para microcrédito, orientações de gestão empresarial e outros documentos também são muito solicitados.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
10 de Dezembro de 2024Porto Alegre oficializa candidatura à cidade criativa da Unesco
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.