
Mais buscados: MeI CREDITO Sei boas praticas consultoria

Da Redação
A Sala do Empreendedor de Porto Alegre está desenvolvendo, desde junho, uma nova funcionalidade que irá automatizar os estudos de viabilidade e liberação de alvarás para micro e pequenas empresas (MPEs) da Capital. “Com a resposta automática vamos reduzir o prazo, que atualmente é de 14 horas, para poucos segundos, além de eliminar a possibilidade de erros de análise, que hoje é feito de maneira totalmente manual”, explica Daniela Alves Machado Braga, coordenadora da Sala do Empreendedor de Porto Alegre.
O trabalho tem coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre em parceria com o Sebrae RS, Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS (Jucis RS) e Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). “Essa ação conta com o apoio técnico e financeiro do Sebrae RS, que através do projeto Cidade Empreendedora viabiliza a melhoria do ambiente nas cidades gaúchas”, diz Tangriane Tangriane Forest Santos, gerente da Regional Metropolitana do Sebrae RS e gestora do projeto.
Com a nova tecnologia, os empreendedores poderão obter, ainda, no momento da consulta, resposta imediata sobre os requisitos necessários à implantação da empresa e se as atividades desejadas poderão ser realizadas no endereço pretendido. “Deve haver também um aumento das oportunidades para formalização das MPEs, e uma maior satisfação dos demandantes com a agilidade no serviço”, prevê Daniela. A novidade deve entrar em funcionamento no mês de setembro.
Outras vantagens esperadas são a redução dos custos de manutenção dos diferentes sistemas atualmente utilizados pelos analistas da Sala do Empreendedor e a otimização do trabalho das equipes. Somente no ano de 2022, até o momento, o espaço tem registrado uma média de 4 mil estudos de viabilidade por mês e 14.300 alvarás emitidos.
A iniciativa para automatização do sistema surgiu a partir da consultoria oferecida pelo Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS, que realizou um diagnóstico a partir do mapeamento dos fluxos de atendimento da Sala do Empreendedor. “A partir daí, elaboramos um plano de ação para melhoria dos serviços, definindo como prioridade o desenvolvimento da ferramenta”, lembra Daniela. “Estamos, de fato, transformando Porto Alegre em uma cidade amiga do empreendedor, melhorando o seu ambiente de negócios. As ações do município para simplificação dos processos, como a isenção de taxas para emissão do alvará, ajudam a quem quer empreender”, completa ela.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.