Mais buscados: Mei credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Um dos municípios pioneiros no Estado ao abrir uma Sala do Empreendedor e aderir à Redesimples (Redesim, na época) em 2014, Nova Santa Rita dá mais um passo importante no fortalecimento de sua cultura de desenvolvimento econômico e social com o projeto para a instalação de um Escritório do Empreendedor. Com apoio do Sebrae RS, o novo espaço deve começar a funcionar em 24 meses, dentro do futuro Centro Administrativo, que terá licitação aberta ainda este ano.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a estrutura será uma das mais modernas do Estado. “Seremos novamente pioneiros e modelo para outras cidades, contribuindo para o processo de desburocratização em todo o Estado”, diz. Três das novidades para o espaço serão o aprimoramento das conexões entre as instâncias responsáveis pela liberação de alvarás – secretarias municipais, Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, dentre outras – todas interligadas pela Redesimples; uma moderna e ampla infraestrutura e um coworking que disponibilizará salas de trabalho e também para reuniões.
A analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini, que acompanhou desde o início a evolução da Sala do Empreendedor na cidade, lembra o interesse que ela despertou na época. “Entre 2014 e 2018 tivemos mais de 80 prefeituras gaúchas e também uma caravana de prefeitos de Rondônia e da Zona da Mata Mineira visitando o espaço”. Segundo ela, foi uma corrida para ver de perto e replicar a experiência em outras localidades. “Hoje, a realidade da cidade é outra: várias empresas de logística estão se instalando às margens da BR-386, fator muito positivo ao desenvolvimento do município”, aponta Paula.
“A Prefeitura tem que ser facilitadora e fomentadora do desenvolvimento econômico, não uma complicadora”, salienta Battistella, que teve papel decisivo no crescimento da cidade, antes mesmo de se tornar prefeito, nas últimas eleições. De 2013 a 2018 ele comandou a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico com dois principais desafios: desburocratizar processos – para encurtar os prolongados 120 dias de espera por um CNPJ – e priorizar as micro e pequenas empresas locais. Hoje, o tempo para abertura de empresas na cidade é de 24 horas e o número de MEIs cresceu de 450, em 2013, para mais de 2.200, em 2022.
“Conquistamos uma evolução muito grande graças àquele início, em 2014. O Sebrae RS nos ajudou a formatar e monitorar a sala piloto, trouxe sugestões e capacitação aos profissionais. Se resolvia tudo ali. Em 2016, ganhamos o prêmio de Prefeitura Empreendedora do RS”, lembra. A desburocratização e as políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas, segundo ele, foram responsáveis por impulsionar a aceleração da economia. Em oito anos (de 2014 para 2022), o orçamento municipal saltou de R$ 100 milhões para R$ 200 milhões.
“Construímos em Nova Santa Rita um caminho de desenvolvimento econômico que vai ficar marcado para sempre em sua história. É um caminho que todas as cidades precisam trilhar para que as políticas sociais possam acontecer. Não há desenvolvimento social sem desenvolvimento econômico”, acredita o prefeito.
Segundo Marco Aurélio Copetti, gerente regional do Sebrae Sinos, Caí e Paranhana, estabeleceu-se com Nova Santa Rita uma aliança estratégica muito forte, que aliou a qualificação da Sala do Empreendedor com programas intensivos de treinamentos e consultorias.
“Os resultados desse trabalho acabaram atraindo muitos empreendedores e investidores para a cidade, fomentando todo um ecossistema de ações virtuosas que geraram e seguem gerando um crescimento muito grande”, afirma Copetti. Hoje, junto com o avanço e desenvolvimento das MPEs, Nova Santa Rita consolida-se como um dos maiores e mais importantes polos logísticos do Estado, atraindo gigantes do e-commerce como a Amazon e grandes marcas como Nestlé, Reiter Log, Darcy Pacheco, Zé Pneus, e a Central de Distribuição dos postos AMPM, já instaladas no município.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.