Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Novo ciclo para o Projeto Manufatura Enxuta na Serra

SEBRAE RS, em parceria com o Senai-RS, recebe inscrições de micro e pequenas empresas do setor metalmecânico automotivo

atualizado em: 31/03/17

Da Redação

COMPARTILHE
Ação é voltada para micro e pequenas empresas da cadeia industrial automotiva (Foto: Banco de Imagens)

Ação é voltada para micro e pequenas empresas da cadeia industrial automotiva (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – As micro e pequenas empresas que trabalham na cadeia industrial metalmecânica automotiva ou que pretendem fazer parte desse segmento produtivo terão uma oportunidade extra a partir de um projeto específico do SEBRAE RS. Em parceria com o Senai-RS, a partir de maio, começa um novo ciclo da iniciativa chamada Manufatura Enxuta. Trata-se de um período de 18 meses em que os pequenos negócios recebem capacitações, treinamentos e consultorias nas próprias sedes. As inscrições podem ser feitas durante o mês de abril pelos e-mails taissont@sebrae-rs.com.br e suelenvp@sebrae-rs.com.br ou pelo telefone (54) 3290-4705.

Conforme explica o gerente da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE RS, Rogério da Silva Rodrigues, o projeto pretende capacitar as empresas de pequeno porte com as ferramentas do Lean Manufacturing (produção enxuta), como OEE, MASP, MFV, Layout, TRF entre outras. “Além disso, há uma previsão de que as 30 micro e pequenas indústrias inscritas recebam 68 horas de consultoria presencial, ou seja, no local do empreendimento”, indica.

O primeiro ciclo desse projeto ocorreu em 2015-2016 e atingiu resultados significativos. Por exemplo, 71% das empresas conseguiram ter produtos ou serviços melhorados. Também 100% delas implantaram ferramentas (Gestão Visual, 5S, cronometragem, Masp) e, ainda, registraram casos qualitativos de aumento da produtividade de até 300%. “Se formos especificar os resultados, encontramos também índices que chegam a 50% de redução de estoque e 30% de redução da mão-de-obra”, complementa o gerente.

Para os empresários interessados no projeto, mas que não conhecem as ferramentas ou as possibilidades de suas melhorias internas, o SEBRAE RS e o Senai-RS podem agendar visitas de técnicos da área de mecatrônica que explicam como funcionam os processos e quais os resultados podem ser projetados.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

08 de Maio de 2026

Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 e impulsiona conexões para pequenos negócios

SAIBA MAIS

 

07 de Maio de 2026

Evento em Porto Alegre conecta empreendedores a franquias em expansão com rodadas de negócios qualificadas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 09/01/2026 16:00

Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York

Sebrae RS Podcast 19/12/2025 12:00

Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: