Mais buscados: mei credito SEI Boas praticas consultoria
Da Redação
Estima-se que o valor bruto da produção da soja, em 2018, atinja o patamar de R$ 20,8 bilhões. Destes, R$ 15,1 bilhões são utilizados para pagar os principais insumos, movimentando as indústrias e serviços fornecedores. A força e a importância deste grão para o Rio Grande do Sul estão representadas no Salão do Empreendedor, na Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional, o espaço é uma iniciativa da Farsul, do Senar RS e do Sebrae RS, por meio do programa Juntos para Competir, em parceria com Fecomércio/Senac, Fiergs/Senai e Embrapa.
Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
Segundo o gerente de Agronegócios do Sebrae RS, Marco Bender, o envolvimento com a lavoura conecta muitas partes, pois, ao plantar soja, os produtores rurais demandam uma série de insumos, tecnologias, equipamentos, máquinas, pesquisa, transporte, armazenagem entre outros aspectos”, destaca. No Rio Grande do Sul, o município de Tupaciretã é o maior produtor de soja com quase 500 mil toneladas, seguido por Júlio de Castilhos, Cruz Alta, São Gabriel, e Santa Bárbara do Sul, segundo dados do Censo Agropecuário 2017, do IBGE.
No Salão do Empreendedor as startups estão apresentando produtos e serviços com foco na produção da soja. Uma delas é a Pix Force, focada no desenvolvimento de tecnologias aplicadas à interpretação de imagens, utilizando técnicas de inteligência artificial. O sensoriamento remoto possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre, incluindo plantações, produções agropecuárias, reservas florestais, área de mineração, linhas de transmissão, gasodutos, entre outros. “Este é um meio rápido e eficiente de identificar e quantificar problemas como pragas, deslizamentos de encostas e desmatamento ilegal”, explica um dos sócios-proprietários, Daniel Moura.
Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
Pulverização com drones
Outra startup que está chamando a atenção no Salão do Empreendedor é a Arpac. Pioneira em pulverização agrícola para controle de pragas e doenças utilizando drones, também executa serviços em locais onde outros veículos não conseguem. A operação é mais rápida do que em métodos convencionais, eficaz em terrenos acidentados e zero amassamento e compactação do solo. “É um serviço que elimina contato com produtos químicos prejudiciais à saúde, pilotagem remota em segurança e apelo sustentável graças à utilização de energia renovável”, comenta um dos sócios da empresa, Cristiano Silveira.
Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
A soja em números no RS:
17,387 milhões de toneladas
5.679 milhões de hectares
3.061 kg por hectare
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Junho de 2025Demoday reúne startups na apresentação de soluções inovadoras para Porto Alegre
SAIBA MAIS13 de Junho de 2025
Programa Cidade Empreendedora promove capacitação e inovação no atendimento ao cliente, em Garibaldi
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.